Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Pesquisa em Enfermagem I Código: 40-886 Carga Horária: 30 horas Créditos: 02
1 EMENTA Introdução a pesquisa científica. Tipos de estudo, delineamentos metodológicos e fundamentos éticos. Pesquisa em Enfermagem e Saúde. Prática de enfermagem Baseada em Evidência.
2 OBJETIVO Promover a reflexão e visão crítica da prática baseada em evidências na realidade dos serviços de saúde e atuação do enfermeiro na pesquisa em enfermagem e saúde orientadas pela ética e bioética.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Aspectos históricos da pesquisa em enfermagem; Finalidades da pesquisa: uso e aplicações da pesquisa de enfermagem; Fundamentos éticos e bióeticos em pesquisa: regulamentações; Integridade em pesquisa e boas práticas científicas; Plágio e autoplágio; Pesquisa com abordagem qualitativa: finalidades ou aplicabilidades, referenciais teórico-metodológicos, amostra, coleta de dados, análise e interpretação dos dados; Pesquisa com abordagem quantitativa: tipos de estudo, finalidades ou aplicabilidades, delineamentos metodológicos, amostragem, medidas e validade, análise e interpretação dos dados, estatística descritiva e princípios de estatística inferencial; Métodos mistos e outros tipos de pesquisa: estudos metodológicos; Prioridades em pesquisa na saúde e em enfermagem; Guidelines de recomendações para desenvolvimento de pesquisas; Busca de evidências: bases de dados e estratégias de busca de estudos (descritores, operadores booleanos, filtros e outros recursos); Nível/Força das evidências; Prática Baseada em Evidência (PBE).
4 METODOLOGIA Aulas teóricas com diálogo sobre os conteúdos e atividades que promovam a aprendizagem significativa, tais como: jogos didáticos, mapas conceituais e metodologias ativas em geral. Atividades em ambiente virtual. Uso de vídeos que contribuam com a abordagem dos conteúdos. Análise crítica de estudos publicados em periódicos e de suas evidências. Busca em bases de dados e fontes de evidências científicas. Execução de situações problema que envolvam aspectos metodológicos de uma pesquisa. Estudos dirigidos. Atividades individuais e coletivas.
5 AVALIAÇÃO Avaliação ao longo da disciplina a partir de diálogo com os acadêmicos e das atividades propostas, dentre as quais: estudos dirigidos, jogos didáticos, busca em base de dados, análise crítica de estudos científicos e das evidências, metodologias ativas em geral. Avaliação teórica. Autoavaliação. Feedback dos acadêmicos com relação às atividades propostas e disciplina.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA LEOPARDI, M. T. Metodologia da Pesquisa na Saúde. 2.ed. Florianópolis: Biotemas, 2002. MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Hucitec, 2013. POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2016. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2014. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. MEDRONHO, R. A. (Coord). Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2015. MOTTA, V. T. Bioestatística. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2006.
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