Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Pesquisa em Enfermagem I

Código: 40-886

Carga Horária: 30 horas

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Introdução a pesquisa científica. Tipos de estudo, delineamentos metodológicos e fundamentos éticos. Pesquisa em Enfermagem e Saúde. Prática de enfermagem Baseada em Evidência.

 

2 OBJETIVO

Promover a reflexão e visão crítica da prática baseada em evidências na realidade dos serviços de saúde e atuação do enfermeiro na pesquisa em enfermagem e saúde orientadas pela ética e bioética.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Aspectos históricos da pesquisa em enfermagem;

Finalidades da pesquisa: uso e aplicações da pesquisa de enfermagem;

Fundamentos éticos e bióeticos em pesquisa: regulamentações;

Integridade em pesquisa e boas práticas científicas;

Plágio e autoplágio;

Pesquisa com abordagem qualitativa: finalidades ou aplicabilidades, referenciais teórico-metodológicos, amostra, coleta de dados, análise e interpretação dos dados;

Pesquisa com abordagem quantitativa: tipos de estudo, finalidades ou aplicabilidades, delineamentos metodológicos, amostragem, medidas e validade, análise e interpretação dos dados, estatística descritiva e princípios de estatística inferencial;

Métodos mistos e outros tipos de pesquisa: estudos metodológicos;

Prioridades em pesquisa na saúde e em enfermagem;

Guidelines de recomendações para desenvolvimento de pesquisas;

Busca de evidências: bases de dados e estratégias de busca de estudos (descritores, operadores booleanos, filtros e outros recursos);

Nível/Força das evidências;

Prática Baseada em Evidência (PBE).

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas com diálogo sobre os conteúdos e atividades que promovam a aprendizagem significativa, tais como: jogos didáticos, mapas conceituais e metodologias ativas em geral. Atividades em ambiente virtual. Uso de vídeos que contribuam com a abordagem dos conteúdos. Análise crítica de estudos publicados em periódicos e de suas evidências. Busca em bases de dados e fontes de evidências científicas. Execução de situações problema que envolvam aspectos metodológicos de uma pesquisa. Estudos dirigidos. Atividades individuais e coletivas.

 

5 AVALIAÇÃO

Avaliação ao longo da disciplina a partir de diálogo com os acadêmicos e das atividades propostas, dentre as quais: estudos dirigidos, jogos didáticos, busca em base de dados, análise crítica de estudos científicos e das evidências, metodologias ativas em geral. Avaliação teórica. Autoavaliação. Feedback dos acadêmicos com relação às atividades propostas e disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LEOPARDI, M. T. Metodologia da Pesquisa na Saúde. 2.ed. Florianópolis: Biotemas, 2002.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Hucitec, 2013.

POLIT, D.F.; BECK, C.T. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edição 70, 2016.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MEDRONHO, R. A. (Coord). Epidemiologia. 2.ed. São Paulo: Atheneu, 2015.

MOTTA, V. T. Bioestatística. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2006.

 

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