Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Gerencia em Enfermagem I

Código: 40- 884     

Carga Horária: 90 (Teórica: 60)  (Prática: 30)

Créditos: 06

 

1 EMENTA

Gerencia e liderança dos processos de trabalho de enfermagem nos serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológica. Tecnologias, metodologias e ferramentas da gerência dos serviços e do cuidado voltadas para a segurança do paciente. Sistematização da Assistência de Enfermagem como instrumento de gestão de unidade e do cuidado.

 

2 OBJETIVO

Proporcionar ao estudante o desenvolvimento de competências para atividades de gestão, liderança, supervisão e coordenação de enfermagem nos serviços de saúde.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Teorias da Administração;

Teorias Administrativas Aplicadas à Enfermagem;

Estrutura Organizacional do Serviço de Enfermagem;

Gestão do Serviço de Enfermagem;

Administração de Recursos Materiais e equipamentos;

Dimensionamento de Pessoal; Escala e Distribuição dos Colaboradores;

Recrutamento, seleção do Pessoal;

Educação continuada, educação Permanente em Saúde e educação ambiental;

Liderança de equipes;

Auditoria dos Serviços de saúde;

Acreditação e segurança do Serviço de saúde;

Conceitos de gestão e qualidade;

Programa nacional de segurança do paciente;

Pilares da qualidade;

Maturidade dos processos e cultura da segurança;

Gestão por processos;

Gestão de risco;

Gestão de resultados.

 

4 METODOLOGIA

Atividades teóricas de ensino com a utilização de material didático e interativo, utilizando as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras discussões de artigos, vídeos, simulações realísticas, atividades integradas e atividades teórico-práticas.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KURCGANT, Paulina (coord) Administração em Enfermagem. São Paulo: E.P.U., 2011.

KURCGANT, Paulina; et al. Gerenciamento em Enfermagem. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

MARQUIS, Bessie L.; HUSTON, Carol Jorgensen. Administração e liderança em enfermagem: teoria e aplicação. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CHIAVENATO, Idalberto. Administração nos novos tempos. 6. ed. Rio de Janeiro: Câmpus, 2000.

BITENCOURT, Claudia Cristina. Gestão de competências e aprendizagem nas organizações. São Leopoldo, RS: Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2005.

GONÇALVES, Ernesto Lima; GIUSTI, Agostinho Celso Cilento (Org.). Gestão hospitalar: administrando o hospital moderno. São Paulo: Saraiva, 2006.

OLIVEIRA, Luciano Oliveira de. Gestão estratégica de recursos humanos – 2. ed. – Porto Alegre : SAGAH, 2017.

MALAGUTTI, William; CAETANO, Karen Cardoso (Org.). Gestão do serviço de enfermagem no mundo globalizado. Rio de Janeiro: Rubio, 2009.