Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem em Tecnologia Diagnóstica

Código: 40-882

Carga horária: 60 horas  

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Tecnologias em diagnóstico por imagem e exames laboratoriais. Sistematização da Assistência em Enfermagem em unidades de diagnóstico. Gerenciamento de equipes de enfermagem em diagnóstico por imagem. Assistência de enfermagem no preparo, acompanhamento e pós-exames em unidades clínicas, hospitais, ambulatórios e unidades básicas de saúde.

 

2 OBJETIVO

Conhecer as tecnologias em diagnóstico por imagem e exames laboratoriais como campo da atuação do enfermeiro e identificar a importância da sistematização da assistência de enfermagem no preparo do paciente para o exame, acompanhamento e pós-exames.

 

3.CONTEÚDOS CURRICULARES

Política Nacional de Gestão em tecnologias em saúde

Tecnologias Diagnósticas de imagem, métodos gráficos e laboratoriais

Sistematização da assistência de enfermagem no preparo, acompanhamento pós exames.

Interpretação clínica do hemograma

Assistência de enfermagem nas alterações do hemograma

Provas laboratoriais da função hepática e das hepatites virais

Interpretação de exames laboratoriais utilizados para avaliar as alterações da função renal, bioquímica da urina

Marcadores laboratoriais nas provas de inflamação e nas doenças autoimunes

Gasometria arterial e estudo eletrolítico

Marcadores laboratoriais utilizados nas alterações cardíacas

Interpretação clínica das alterações metabólicas: diabetes, dislipidemias, síndrome metabólica

Parasitológico de fezes

Provas de função hepática

Escopias

RX; Tomografia computadorizada; Ressonância magnética; Pet Scan.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização de material didático e interativo, utilizando as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras discussões de artigos, vídeos, simulações realísticas e atividades integradas.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

BIBLIOGRAFIA

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GUIMARÃES, Deocleciano Torrieri. Dicionário de termos médicos, enfermagem e de radiologia. 2.ed. São Paulo: Rideel, 2008.

SQUIRE, Lucy Frank; NOVELLINE, Robert A. Fundamentos de radiologia. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1992.

BABAIANTZ, L.; CARDIS, F. Saber interpretar a radiologia pleuropulmonar. São Paulo: Organização Andrei Ed., 1975.

 

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde. Departamento de Ciência e Tecnologia. Brasília: Ministério da Saúde, 2010.

FISCHBACH, Frances Talaska. Manual de enfermagem: exames laboratoriais e diagnósticos. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

FRÉJAVILLE, J.P.; KAMOUN, P. Manual de exames de laboratório: 500 exames, indicação, técnica, interpretação, diagnóstico. São Paulo: Atheneu, 1989.

LIMA, A. Oliveira, et al. Métodos de laboratório aplicados à clínica: técnica e interpretação. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1992.

HILTON, Saskia von Waldenburg; EDWARDS, David K.; ARAÚJO, Cláudia Lúcia Caetano de; AZEVEDO, Maria de Fátima (Trad.). Radiologia pediátrica. 2. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996.