Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Atenção Integral à Saúde do Idoso

Código: 40-881

Carga Horária: 60 (Teórico: 30)  (Prático: 30)  

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Estudo do processo de envelhecimento e as múltiplas dimensões baseado nos pressupostos da Gerontolgia. O envelhecimento no contexto das Políticas Públicas e as Redes de Atenção à Saúde do Idoso. Síndromes Geriátricas e Avaliação Multidimensional do Idoso. Enfermagem Gerontológica e o cuidado integral ao idoso e família. Sistematização da Assistência de Enfermagem.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver competência para o cuidado ao idoso com base no conhecimento acerca do processo de envelhecimento com base na avaliação multidimensional e na Sistematização da Assistência de Enfermagem.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Para prestar a assistência de Enfermagem Gerontológica o enfermeiro deverá ser capaz de desenvolver raciocínio clínico, pensamento crítico e reflexivo. Para tanto, necessita de conhecimento acerca do processo de envelhecimento humano e de aspectos inerentes a faixa etária, tais como alterações celulares e teciduais, anatômicas e funcionais. Além disso, ampliar seus saberes diante dos principais distúrbios da população idosa, manifestações clínicas, manejo clínico e de enfermagem, alicerçado pelo Processo de Enfermagem. Frente ao contexto, os seguintes conteúdos serão trabalhados:

Fundamentos de Gerontologia Geriatria e Enfermagem Gerontologica.

Envelhecimento Populacional: aspectos demográficos e epidemiológicos

Teorias do Envelhecimento /processo de envelhecimento humano/mudanças fisiológicas

Patologias geriátricas e as Síndromes Geriátricas

Avaliação Geriátrica/Avaliação Multidimensional do Idoso e Sistematização da Assistência ao Idoso

Políticas Públicas a população idosa e Redes de apoio formal e informal; Violência e maus Tratos ao idoso; Plano de prevenção de quedas ao idoso; direitos do idoso

Envelhecimento e família: Cuidado Domiciliar a pessoa idosa/Suporte Social ao idoso dependente (família) Atendimento domiciliar ás pessoas idosas; atendimento ao idoso nas diferentes culturas.

Cuidado ao idoso institucionalizado e cuidados paliativos ao idoso.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização de material didático e interativo, utilizando as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras discussões de artigos, vídeos, estudo de caso clínico, simulações realísticas e atividades integradas. Atividades teórico-prática em laboratório e serviços de saúde com base na avaliação multidimensional do idoso e Sistematização da Assistência de Enfermagem ao idoso e família.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREITAS, E. V. de. Manual prático de Geriatria. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

FREITAS, E. V. de. Tratado de Geriatria e Gerontologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.

ROACH, S. Introdução à Enfermagem Gerontológica. Rio de Janeiro: Guanabara- Koogan, 2009.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DUARTE, Yeda Aparecida de Oliveira; DIOGO, Maria José D'Elboux. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2000.

ELIOPOULOS, C. Enfermagem gerontológica. 7 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KANE, R. L. et al. Fundamentos de Geriatria Clínica. 7 ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

MENDES, T. A. B. Geriatria e Gerontologia. Barueri: Manole, 2014.

MATSUDO, Sandra Marcela Mahecha (Edit.). Avaliação do idoso: física e funcional. 2. ed. Londrina: MIDIOGRAF, 2004.  

 

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