Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Farmacologia Aplicada a Enfermagem II

Código: 40-874

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Noções de Estabilidade de Fármacos e Medicamentos, cálculos de diluições. Cuidados na administração de medicamentos, mecanismos de ação, reações adversas e interações medicamentosas relacionadas aos sistemas: nervoso central (SNC), cardiovascular, respiratório, endócrino e digestório. Medicamentos antineoplásicos.

 

2 OBJETIVO

Proporcionar conhecimentos de farmacologia, com ênfase na aplicação clínica, preparo e administração de medicamentos, bem como a observação da ação e ocorrência de reações adversas.

 

3. CONTEÚDO CURRICULAR

Noções de Estabilidade de Fármacos e Medicamentos, cálculos de diluições.

Farmacologia do sistema nervoso central: Fármacos utilizados no tratamento da epilepsia; Fármacos hipnóticos e ansiolíticos; Fármacos antipsicóticos; Fármacos antidepressivos; Fármacos opióides.

Farmacologia do sistema cardiovascular; Fármacos Antihipetensivos; Fármacos antiarrítmicos

Farmacologia do sistema respiratório; Fármacos utilizados no tratamento da asma e DPOC; Fármacos estimulantes e depressores respiratórios, antitussígenos e efeitos do tabaco.

Farmacologia do sistema endócrino: Insulina e fármacos hipoglicemiantes orais

Farmacologia do sistema digestório; Fármacos laxantes; Fármacos antiulcerosos (inibidores da bomba de prótons, antiácidos, citoprotetores, anti-histamínicos H2)

Fármacos Antineoplásicos.

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas com a utilização de multimídia, dialogadas e interativas. Realização de seminários estimulando a busca de informações sobre medicamentos. Serão adotadas estratégias metodológicas ativas de ensino e aprendizagem, com resolução de problemas e casos clínicos envolvendo, história clínica de pacientes pertinente ao desenvolvimento crítico do acadêmico.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do processo ensino aprendizagem será realizada de forma somativa e formativa do aluno, baseada nas competências e conteúdos curriculares com base em instrumento próprio de avaliação a ser apresentado e discutido com os discentes.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ASPERHEIM, Mary Kaye. Farmacologia para enfermagem. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

GOLDENZWAIG, Nelma Rodrigues Soares Choiet. Administração de medicamentos na enfermagem. 10. ed. São Paulo: AC Farmacêutica, 2012.

RANG, H. P.; DALE, M. Maureen. Rang & Dale farmacologia. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CORDIOLI, Aristides Volpato. Psicofármacos: consulta rápida. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

KATZUNG, Bertram G. (Coord.). Farmacologia básica & clínica. 10. ed. Rio de Janeiro: Artmed, 2010.

MARCOLIN, Marco Antonio. Interações farmacológicas com drogas psiquiátricas. 2. ed. Rio de Janeiro: Medsi, 2012.

OGA, Seizi; CAMARGO, Márcia Maria de Almeida; BATISTUZZO, José Antonio de Oliveira. Fundamentos de toxicologia. 3. ed. São Paulo: Atheneu, 2008.

SILVA, Penildon. Farmacologia. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.