Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Projeto Integrador em Enfermagem I

Código: 40-868

Carga Horária: 30 horas

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Integralização dos conteúdos abordados no I e II semestre e atuação multidisciplinar e interdisciplinar com problematização das vivencias teórico prática inovadoras e empreendedoras.

 

2 OBJETIVO

Integrar os acadêmicos, discutir e refletir sobre a prática integrada de acordo com o conhecimento construído.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos estarão relacionados as disciplinas que foram trabalhadas nos semestres I e II.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização de metodologias ativas, integrada com os conhecimentos adquiridos. Realização de ações extensionistas na comunidade.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LEVINSON, Warren. Microbiologia médica e imunologia. 13. ed. Porto Alegre: Artmed, 2016.

POTTER, Patrícia Ann; PERRY, Anne Griffin. Fundamentos de enfermagem. 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013; v. 1e v. 2.

SOBOTTA, Johannes. Atlas de anatomia humana. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1988, 1993, 1995, 2000.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DÂNGELO, José Geraldo; FATTINI, Carlo Américo. Anatomia básica dos sistemas orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo: Atheneu, 2002.

GEORGE, Julia B. Teorias de enfermagem: os fundamentos à prática profissional. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

MARZZOCO, Anita; TORRES, Bayardo Baptista. Bioquímica básica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

NETTINA, Sandra M. Prática de enfermagem. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2011.

POSSO, M. B. S. Semiologia e semiotécnica de enfermagem. Rio de Janeiro: Atheneu, 2010.