Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I E

Código: 40-707

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Projeto de pesquisa ou de prática assistencial concernente ao profissional Enfermeiro.

 

2 OBJETIVOS

Instrumentalizar o educando para a elaboração de projeto científico na área da saúde-enfermagem seja ele de cunho investigativo ou assistencial.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

 

 

4 METODOLOGIA

O projeto de pesquisa ou prática assistencial será elaborado individualmente pelo educando sob a orientação de um professor do Curso de Graduação em Enfermagem. A partir do objetivo da proposta, o projeto deverá ser submetido à aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição de Ensino bem como aos gestores dos serviços de saúde, a que se destina o estudo, para a apreciação/autorização.

5 AVALIAÇÃO

A avaliação do projeto de Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Enfermagem será realizada por banca examinadora a qual considerará a aplicabilidade do estudo e suas repercussões para a produção do conhecimento de enfermagem, para os serviços de saúde, para formação acadêmica e para a sociedade em geral (Ver apêndices).

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MCEWEN, Melanie. WILLS, Evelyn M. Bases teóricas para enfermagem. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MALAGUTTI, William. CAETANO, Karen Cardoso. Gestão do serviço de enfermagem no mundo globalizado. Rio de Janeiro: Rubio, 2009.

MORTON, Patrícia Gonce [et al]. Cuidados críticos de enfermagem: uma abordagem holística. 8 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

GARCEZ, Regina. Diagnósticos de Enfermagem da NANDA: definições e classificação – 2009-2011/Organização da North Amercian Nursing Diagnosis Association. Porto Alegre: Artmed, 2010.

MALAGUTTI, William. MIRANDA, Sônia Maria Rezende Camargo de. Os caminhos da enfermagem: de Florence à globalização. São Paulo: Phorte, 2010.

CARVALHO, Geraldo Mota de. Enfermagem do trabalho. São Paulo: E.P.U, 2011.

ARAUJO, Luciane de Almeida. REIS, Adriana Teixeira. Enfermagem na prática materno neo-natal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.

SALLUM, Ana Maria Calil. PARANHOS, Wana Yeda (coordenação). O enfermeiro e as situações de emergência. 2. Ed., ver. E atual. São Paulo: Atheneu, 2010.

 

Notícias do Curso

Ver todas