Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Estágio Supervisionado II B

Código: 40-524

Carga horária: 405 horas (Prática: 405)

Créditos: 27

 

1 EMENTA

Desenvolvimento prático dos conhecimentos adquiridos durante o transcurso das disciplinas do curso, voltadas para a atuação do enfermeiro no cuidado integral ao ser humano, através da vivência em ambiente real de trabalho, que contemplem o planejamento e execução de atividades pertinentes à realidade vivida.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver competências para a prática do enfermeiro no âmbito da assistência e da gestão por meio de vivencias e práticas em uma diversidade de cenários e espaços para uma educação integral, interprofissional com formação humanista, ético-cidadã e técnico-científica.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Cuidado integral ao paciente família e comunidade

Procedimentos de Enfermagem

Sistematização da Assistência de Enfermagem

Processo de Enfermagem

Gerencia de Enfermagem

Dimensionamento de Pessoal

Alta Planejada

Transição do Cuidado

Gestão de risco perigos

Segurança do Paciente

Biossegurança

Serviço hospitalar de infecção relacionada a assistência em saúde

Planejamento em Saúde

Projeto de Educação Permanente em Saúde

Protocolos Assistências na Atenção Primária á Saúde

Procedimentos Operacionais Padrão

Auditoria em Saúde

Gestão em saúde   

Consulta de Enfermagem

Desenvolvimento de Ações Programáticas em Saúde.

 

4 METODOLOGIA

O Estágio Supervisionado II B será desenvolvido nos diferentes campos de atuação profissional com supervisão do professor orientador e acompanhamento do enfermeiro responsável pelo campo de estágio.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação se dará pelo desempenho em campo prático mediante aplicação do instrumento específico de avaliação, que será preenchido pelo professor orientador e enfermeiro supervisor, pela participação nas discussões dos encontros na Universidade e desempenho nas atividades solicitadas no decorrer de cada semestre. Autoavaliação.

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6.1 Câmpus de Erechim

BORK, Anna Margherita Toldi. Enfermagem baseada em evidências. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

KAWAMOTO, Emília Emi; SANTOS, Maria Cristina Honório; MATTOSA, Thalita Maira de. Enfermagem comunitária. São Paulo: E.P.U, 2009.

PERRY, Anne Griffin; POTTER Patricia A. Guia completo de procedimentos e competências de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7.1 Câmpus de Erechim

FRANCO, Jeferson José Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. 2 ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

POLIT, Denise F.; BECK, Cheryl Tatano. Fundamentos de Pesquisa em Enfermagem. 7. Ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

MCEWEN, Melanie; WILLS, Evelyn M. Bases teóricas para enfermagem. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

BORGES, Ana Luiza Vilela; FUJIMORI, Elizabeth (org.). Enfermagem e a saúde do adolescente na atenção básica. Barueri: Manole, 2007.

ARAÚJO, Luciane de Almeida; REIS, Adriana Teixeira. Enfermagem na prática materno neo-natal. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.