Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva IV

Código: 40-521  

Carga Horária: 90 (Teórica: 30)  (Prática: 60)

Créditos: 06

 

1 EMENTA

Planejamento, avaliação e monitoramento em saúde. Processo de trabalho em saúde.

 

2 OBJETIVO

Oportunizar estudos e vivências na gestão dos serviços de saúde e gerência de enfermagem na Atenção Primária a Saúde com enfoque no Planejamento, Avaliação e Monitoramento em Saúde Coletiva.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Planejamento em Enfermagem e em Saúde: Conceitos, Princípios, Características, Métodos

Fases do Planejamento

Tipos ou Níveis de Planejamento: Estratégico, Tático e operacional

Planejamento Estratégico Situacional - PES

Planejamento na Estratégia de Saúde da Família

Análise situacional ampliada:

Avaliação da qualidade da Atenção Primária a Saúde (PMAQ)

Indicadores de avaliação da Atenção Primária a Saúde

Monitoramento em Saúde

Auditoria dos serviços de saúde no SUS.

Processo de Trabalho em Saúde e Enfermagem

Aspectos Histórico do Processo de trabalho em Saúde

Tecnologias do Processo de trabalho em Saúde

Processo de Trabalho do Enfermeiro na APS

Gestão da Clínica na APS

Acolhimento com classificação de risco e estratificação de risco na APS

Elaboração de Fluxogramas de atendimento

Elaboração de Linhas de Cuidados a Pacientes com Condições Crônica

Organograma dos serviços de Saúde na Rede de Atenção.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização metodologias ativas. Atividades teórico-práticas nos serviços de saúde.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6.1 Câmpus de Erechim

BRASIL. Ministério da Saúde. Educação Permanente em Saúde: um movimento instituinte de novas práticas no Ministério da Saúde: Agenda 2014. Brasília: Ministério da Saúde, 2014.

KAWAMOTO, Emília E; SANTOS, Maria Cristina H; MATTOS, Thalita M. de. Enfermagem Comunitária. 2 ed. São Paulo: E.P.U., 2009.

FIGUEIREDO, Nébia Maria A. de (org.). Ensinando a cuidar em saúde pública. São Caetano do Sul: Yendis, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7.1 Câmpus de Erechim

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. A gestão administrativa e financeira no SUS. Brasília: Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, 2007.

MAUSS, Cézar V; SOUZA, Marcos A. Gestão de custos aplicada ao setor público: modelo para mensuração e análise da eficiência e eficácia governamental. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS, Nelson R. dos. AMARANTE, Paulo. Gestão Pública e relação público privado na saúde. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, 2011.

SCLIAR, Moacyr. Do mágico ao social: trajetória da saúde pública. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2005.

LINO, Pedro. Comentários à lei de responsabilidade fiscal: lei complementar nº 101, 04 de maio de 2000. São Paulo: Atlas, 2001.