Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva IV

Código: 40-521

Carga Horária: 90h (Teórica: 30) (Prática: 60)

Número de Créditos: 06

 

1 EMENTA

Planejamento, avaliação e monitoramento em saúde. Processo de trabalho em saúde.

 

2 OBJETIVOS

Desenvolver competências e habilidades para o trabalho de gerenciamento do Enfermeiro da Atenção Básica/APS considerando os fundamentos teóricos de administração, planejamento, monitoramento e avaliação dos Serviços de saúde de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Planejamento, avaliação e monitoramento em saúde: concepções e instrumentos.

O processo de trabalho em saúde.

 

4 METODOLOGIA

Estudos dirigidos, leitura e discussão dos temas pesquisas bibliográficas, estágio supervisionado, visitas técnicas.

5 AVALIAÇÃO

O educando será avaliado em todas as atividades propostas individual e em grupo, seminários, estudos dirigidos, na argumentação e proposição de ações e nos campos de estágio.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

KAWAMOTO, Emília E; SANTOS, Maria Cristina H; MATTOS, Thalita M. de. Enfermagem Comunitária. 2 ed. São Paulo: E.P.U., 2009.

FUJIMORI, Elizabeth; OHARA, Conceição Vieira da Silva (Org.). Enfermagem e a saúde da criança na atenção básica. Barueri: Manole, 2009.

FIGUEIREDO, Nébia Maria A. de (org.). Ensinando a Cuidar em saúde pública. São Caetano do Sul: Yendis, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Brasil). A gestão administrativa e financeira no SUS. Brasília: Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde, 2007. (Progestores. Para entender a Gestão do SUS 2)

MAUSS, Cézar V; SOUZA, Marcos A. Gestão de custos aplicada ao setor público: modelo para mensuração e análise da eficiência e eficácia governamental. São Paulo: Atlas, 2008.

SANTOS, Nelson R. dos. AMARANTE, Paulo (org.). Gestão Pública e relação público privado na saúde. Rio de Janeiro: Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, 2011. (Pensar em Saúde).

SCLIAR, Moacyr. Do mágico ao social: trajetória da saúde pública. 2 ed. São Paulo: SENAC, 2005.

LINO, Pedro. Comentários à lei de responsabilidade fiscal: lei complementar nº 101, 04 de maio de 2000. São Paulo: Atlas, 2001.

 

Notícias do Curso

Ver todas