Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva III

Código: 40-518

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Vigilância em Saúde. Gestão em Saúde Coletiva. Análise da situação de saúde.

 

2 OBJETIVO

Desenvolver competências para a gestão dos serviços de saúde e gerência de Enfermagem na Atenção Primária a Saúde e nas Redes de Atenção à Saúde.

 

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

3.1 Vigilância em saúde

Vigilância sanitária

Vigilância epidemiológica

Vigilância em saúde do trabalhador

Vigilância ambiental

3.2 Gestão dos serviços de saúde e gerência do cuidado de enfermagem na atenção primária a saúde

O Trabalho Gerencial o Enfermeiro

Protocolos Assistenciais na Atenção Primária a Saúde

Sistematização da Assistência na Atenção Primaria a Saúde

Prática Avançada em Enfermagem na Atenção Primária a Saúde

3.3 Elementos da administração pública e os instrumentos de gestão do SUS

Orçamento Público

Plano Municipal de Saúde

Os Aspectos Legais do Orçamento

O Ciclo Orçamentário

Plano plurianual (PPA)

LDO - Lei das Diretrizes Orçamentárias

Licitações, legislação.

3.4 Gestão do acesso regionalizado

A Regionalização e os Instrumentos de Gestão (PDR, PDI e PPI).

Pacto Pela Saúde

Decreto 7.508/2011

3.5 Gestão redes de atenção à saúde

Portaria 4279 de 2010

Redes de Atenção no SUS e seus elementos estruturante

A organização das Redes Temáticas no SUS.

3.6 Análise situacional de saúde.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização das metodologias ativas. Simulação realística do processo de gerência na Atenção Primária.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6.1 Câmpus de Erechim

CAMPOS, Gastão Wagner de S. (org.). Tratado de saúde coletiva. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 2012.

CARVALHO, Sérgio R. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança. 2 ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.

GUYATT, Gordon et al. Diretrizes para utilização da literatura médica: manual para prática de medicina baseada em evidências. (Epidemiologia & Saúde Pública 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2011.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7.1 Câmpus de Erechim

MEDRONHO, Roberto A. (Coord.) Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2011.

SCHONARDIE, Elenise F.; PILAU SOBRINHO, Liton L. (org.). Ambiente, saúde e comunicação. Ijuí: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, 2007.

HARTZ, Zulmira Maria de A; SILVA, Ligia Maria V. da (org.). Avaliação em Saúde: dos modelos teóricos à prática na avaliação de programas e sistemas de saúde. Salvador: EDUFBA, 2008.

CARDOSO, Telma Abdalla de O.; VITAL, CUNHA, Nery; NAVARRO, Marli B. de A.; Biossegurança: estratégias de gestão de riscos, doenças emergentes e reemergentes: impactos em saúde pública. São Paulo: Santos, 2012.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. Rio de Janeiro: Hucitec, 2013.