Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva II A

Código: 40-517

Carga Horária: 120  (Teórica: 60)  (Prática: 60)     

Créditos: 08

 

1 EMENTA

Estudo das políticas e programas de atenção à saúde, considerando os princípios e diretrizes do SUS, nas três esferas de gestão. Estratégia da Saúde da Família.

 

2 OBJETIVOS:

Desenvolver competências para atuação do Enfermeiro na Atenção Primaria a Saúde, com ênfase nas Políticas e Ações Programáticas de Saúde tendo como modelo assistencial a Saúde da Família fundamentado na Política Nacional de Atenção Básica.  

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Competências do Enfermeiro em Saúde Coletiva

Modelos de Atenção à Saúde

Ações programáticas em saúde

Estratégia Saúde da Família;

Política Nacional de Atenção Básica

Políticas e Programas de Saúde

Política Nacional de Humanização HUMANIZASUS;

Política Nacional de Educação Permanente em Saúde;

Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher;

Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem;

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança;

Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso;

Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares

Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador;

Política Nacional de Atenção à saúde dos povos indígenas;

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas no Sistema Prisional;

Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência;

Políticas Equitativas: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais +; Em Situação de Rua; Cigana; Campo, Floresta e Águas;

Educação Popular em Saúde; educação ambiental e direitos humanos

Programa Saúde na Escola (PSE);

Programa de Serviço de Atenção Domiciliar - Melhor em Casa;

Programa Nacional de Imunização;

Programa Nacional de Segurança do Paciente.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização de metodologias ativas. Simulações realísticas e discussão de casos clínicos. Atividades teórico-práticas na Atenção Primária a Saúde.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6.1 Câmpus de Erechim

MEDRONHO, Roberto A. (coord.). Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2001. 2011.

SOUSA, Gastão Wagner DE (ORG.). Tratado de saúde coletiva. org. São Paulo: Hucitec, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção integral para mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexualmatriz pedagógica para formação de redes. Secretaria de Atenção à Saúde Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7.1 Câmpus de Erechim

DUNCAN, Bruce B; SCHMIDT, Maria Inês; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

NAUD, Paulo (org). Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Porto Alegre. Artes Médicas, 1993.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. 16. ed. São Paulo: Dáctilo Plus, 2012.

SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da. Modelos Tecnoassistenciais em saúde: o debate no campo da saúde coletiva. São Paulo: HUCITEC, 1998.

CARVALHO, Sérgio R. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudanças. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.