Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Enfermagem em Saúde Coletiva II A Código: 40-517 Carga Horária: 120 (Teórica: 60) (Prática: 60) Créditos: 08
1 EMENTA Estudo das políticas e programas de atenção à saúde, considerando os princípios e diretrizes do SUS, nas três esferas de gestão. Estratégia da Saúde da Família.
2 OBJETIVOS: Desenvolver competências para atuação do Enfermeiro na Atenção Primaria a Saúde, com ênfase nas Políticas e Ações Programáticas de Saúde tendo como modelo assistencial a Saúde da Família fundamentado na Política Nacional de Atenção Básica.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Competências do Enfermeiro em Saúde Coletiva Modelos de Atenção à Saúde Ações programáticas em saúde Estratégia Saúde da Família; Política Nacional de Atenção Básica Políticas e Programas de Saúde Política Nacional de Humanização HUMANIZASUS; Política Nacional de Educação Permanente em Saúde; Política Nacional de Atenção Integral a Saúde da Mulher; Política Nacional de Atenção Integral a Saúde do Homem; Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança; Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso; Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador; Política Nacional de Atenção à saúde dos povos indígenas; Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas no Sistema Prisional; Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência; Políticas Equitativas: Política Nacional de Saúde Integral da População Negra; Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais +; Em Situação de Rua; Cigana; Campo, Floresta e Águas; Educação Popular em Saúde; educação ambiental e direitos humanos Programa Saúde na Escola (PSE); Programa de Serviço de Atenção Domiciliar - Melhor em Casa; Programa Nacional de Imunização; Programa Nacional de Segurança do Paciente.
4 METODOLOGIA Atividades de ensino com a utilização de metodologias ativas. Simulações realísticas e discussão de casos clínicos. Atividades teórico-práticas na Atenção Primária a Saúde.
5 AVALIAÇÃO O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.
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6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 6.1 Câmpus de Erechim MEDRONHO, Roberto A. (coord.). Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2001. 2011. SOUSA, Gastão Wagner DE (ORG.). Tratado de saúde coletiva. org. São Paulo: Hucitec, 2012. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Atenção integral para mulheres e adolescentes em situação de violência doméstica e sexual: matriz pedagógica para formação de redes. Secretaria de Atenção à Saúde Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 7.1 Câmpus de Erechim DUNCAN, Bruce B; SCHMIDT, Maria Inês; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. NAUD, Paulo (org). Doenças sexualmente transmissíveis e AIDS. Porto Alegre. Artes Médicas, 1993. FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: explicitação das normas da ABNT. 16. ed. São Paulo: Dáctilo Plus, 2012. SILVA JUNIOR, Aluísio Gomes da. Modelos Tecnoassistenciais em saúde: o debate no campo da saúde coletiva. São Paulo: HUCITEC, 1998. CARVALHO, Sérgio R. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudanças. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, 2007.
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