Plano de EnsinoURI Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Nutrição e Dietética - A

Código: 40-279

Carga Horária: 30h

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Nutrição normal: estudo dos princípios nutritivos; estudo das necessidades nutricionais para todas as faixas etárias; planejamento da dieta e seleção dos alimentos para um indivíduo sadio. Saúde Pública: reconhecimento dos problemas alimentares da comunidade, como as avitaminoses, doenças carenciais e desnutrição. Nutrição Clínica: funcionamento de um serviço de nutrição hospitalar; dietas hospitalares e dietoterapia.

 

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar o estudante para perceber a interrelação da nutrição com as demais disciplinas do curso, capacitando-o a distinguir alimentação normal e dietoterapia, possibilitando a compreensão da importância dos alimentos para um desenvolvimento, crescimento e manutenção da vida.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Segurança alimentar e nutricional;

Conceito de nutrição: definições, fases da nutrição, alimentação e saúde;

Guias alimentares;

Nutrientes: tipos, fontes alimentares, funções e doenças carênciais;

Alimentação por faixa etária: necessidades nutricionais e regime alimentar desde a infância  até a terceira idade;

Avaliação nutricional;

Doenças carênciais na comunidade: sinais, sintomas e reconhecimento, tratamento dietético, anemias, avitaminoses, desnutrição e tabus alimentares;

Administração e funcionamento de um serviço de nutrição hospitalar: formas de distribuição de dietas nas várias clínicas, mapas de dietas e a enfermagem;

Dietas hospitalares: conceitos, tipos, formas de preparo, quantidades e indicações;

Dietas nas doenças agudas e crônicas: alimentos permitidos e excluídos, fisiopatologia.

Alimentos funcionais;

Nutrição parenteral: preparações comerciais, cuidados no preparo e administração;

Direito humanos quanto ao acesso a alimentação.

 

4 METODOLOGIA

Aulas expositivas dialogadas;

Projeção de slides;

Aulas teórico-práticas com a participação do aluno;

Revisão bibliográfica;

Apresentação de trabalho, pesquisa;

Produção de estudo.

5 AVALIAÇÃO

O aluno será avaliado em todas as atividades propostas, em produções textuais; nas atividades descritivas e objetivas.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. Barueri: Manole, 2005.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

AUGUSTO, A. L. P.; ALVES, D. C.; MANNARINO, I. C.; GERUDE, M. Terapia nutricional. São Paulo: Atheneu, 2005.

CUPPARI, L. Nutrição nas doenças crônicas não-transmissíveis. Barueri: Manole, 2009.

PHILIPPI, S.T. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos de nutrição. Barueri: Manole, 2008.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

TEIXEIRA NETO, F. Nutrição clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

 

Notícias do Curso

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