Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Departamento de Ciências da Saúde Disciplina: Nutrição e Dietética – A Código: 40-279 Carga Horária: 30 horas Créditos: 02
1 EMENTA Nutrição normal: estudo dos princípios nutritivos; estudo das necessidades nutricionais para todas as faixas etárias; planejamento da dieta e seleção dos alimentos para um indivíduo sadio. Saúde Pública: reconhecimento dos problemas alimentares da comunidade, como as avitaminoses, doenças carências e desnutrição. Nutrição Clínica: funcionamento de um serviço de nutrição hospitalar; dietas hospitalares e dietoterapia.
2 OBJETIVO Promover ao acadêmico a compreensão da importância da alimentação saudável para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo e família nos diferentes cenários do SUS. Identificar as necessidades nutricionais nas diferentes faixas etárias promovendo a educação alimentar.
3 CONTEÚDOS CURRICULARES Segurança alimentar e nutricional; Conceito de nutrição: definições, fases da nutrição, alimentação e saúde; Guias alimentares; Nutrientes: tipos, fontes alimentares, funções e doenças carênciais; Alimentação por faixa etária: necessidades nutricionais e regime alimentar desde a infância até a terceira idade e direito humanos relacionado ao acesso a alimentação saudável; Avaliação nutricional; Doenças carênciais na comunidade: sinais, sintomas e reconhecimento, tratamento dietético, anemias, avitaminoses, desnutrição e tabus alimentares; Administração e funcionamento de um serviço de nutrição hospitalar: formas de distribuição de dietas nas várias clínicas, mapas de dietas e a enfermagem; Dietas hospitalares: conceitos, tipos, formas de preparo, quantidades e indicações; Dietas nas doenças agudas e crônicas: alimentos permitidos e excluídos, fisiopatologia. Alimentos funcionais; Nutrição parenteral: preparações comerciais, cuidados no preparo e administração; Direito humanos quanto ao acesso a alimentação.
4 METODOLOGIA Atividades de ensino com a utilização das metodologias ativas, simulações realísticas e atividades integradas.
5 AVALIAÇÃO O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA 6.1 Câmpus de Erechim CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. Barueri: Manole, 2005. MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.
7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR 7.1 Câmpus de Erechim AUGUSTO, A. L. P.; ALVES, D. C.; MANNARINO, I. C.; GERUDE, M. Terapia nutricional. São Paulo: Atheneu, 2005. CUPPARI, L. Nutrição nas doenças crônicas não-transmissíveis. Barueri: Manole, 2009. PHILIPPI, S.T. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos de nutrição. Barueri: Manole, 2008. SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011. TEIXEIRA NETO, F. Nutrição clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.
|