Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Nutrição e Dietética – A

Código: 40-279

Carga Horária: 30 horas

Créditos: 02

 

1 EMENTA

Nutrição normal: estudo dos princípios nutritivos; estudo das necessidades nutricionais para todas as faixas etárias; planejamento da dieta e seleção dos alimentos para um indivíduo sadio. Saúde Pública: reconhecimento dos problemas alimentares da comunidade, como as avitaminoses, doenças carências e desnutrição. Nutrição Clínica: funcionamento de um serviço de nutrição hospitalar; dietas hospitalares e dietoterapia.

 

2 OBJETIVO

Promover ao acadêmico a compreensão da importância da alimentação saudável para o crescimento e desenvolvimento do indivíduo e família nos diferentes cenários do SUS. Identificar as necessidades nutricionais nas diferentes faixas etárias promovendo a educação alimentar.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Segurança alimentar e nutricional;

Conceito de nutrição: definições, fases da nutrição, alimentação e saúde;

Guias alimentares;

Nutrientes: tipos, fontes alimentares, funções e doenças carênciais;

Alimentação por faixa etária: necessidades nutricionais e regime alimentar desde a infância até a terceira idade e direito humanos relacionado ao acesso a alimentação saudável;

Avaliação nutricional;

Doenças carênciais na comunidade: sinais, sintomas e reconhecimento, tratamento dietético, anemias, avitaminoses, desnutrição e tabus alimentares;

Administração e funcionamento de um serviço de nutrição hospitalar: formas de distribuição de dietas nas várias clínicas, mapas de dietas e a enfermagem;

Dietas hospitalares: conceitos, tipos, formas de preparo, quantidades e indicações;

Dietas nas doenças agudas e crônicas: alimentos permitidos e excluídos, fisiopatologia.

Alimentos funcionais;

Nutrição parenteral: preparações comerciais, cuidados no preparo e administração;

Direito humanos quanto ao acesso a alimentação.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização das metodologias ativas, simulações realísticas e atividades integradas.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6.1 Câmpus de Erechim

CUPPARI, L. Guia de nutrição: nutrição clínica no adulto. 2. ed. Barueri: Manole, 2005.

MAHAN, L. Kathleen; ESCOTT-STUMP, Sylvia. Krause, alimentos, nutrição e dietoterapia. 12. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

VITOLO, Márcia Regina. Nutrição: da gestação ao envelhecimento. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

 

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7.1 Câmpus de Erechim

AUGUSTO, A. L. P.; ALVES, D. C.; MANNARINO, I. C.; GERUDE, M. Terapia nutricional. São Paulo: Atheneu, 2005.

CUPPARI, L. Nutrição nas doenças crônicas não-transmissíveis. Barueri: Manole, 2009.

PHILIPPI, S.T. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos de nutrição. Barueri: Manole, 2008.

SILVA, Sandra Maria Chemin Seabra da; MURA, Joana D'Arc Pereira. Tratado de alimentação, nutrição e dietoterapia. 2. ed. São Paulo: Roca, 2011.

TEIXEIRA NETO, F. Nutrição clínica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.