Plano de Ensino

Enfermagem

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Departamento de Ciências da Saúde

Disciplina: Epidemiologia e Saúde Ambiental I

Código: 40-148

Carga Horária: 60 horas

Créditos: 04

 

1 EMENTA

Conceitos básicos de epidemiologia. Epidemiologia e sociedade; Epidemiologia como ciência: conceituação, uso e história da epidemiologia. Uso da epidemiologia descritiva e introdução à epidemiologia analítica. Os principais indicadores de saúde. Epistemologia de "causa" e "risco": problemas de inferência causal em epidemiologia; Epidemiologia das desigualdades no processo saúde-doença. Vigilância epidemiológica. Estudos epidemiológicos. Indicadores epidemiológicos de saúde: de morbidade, de mortalidade, demográficos, demográficos de transição a epidemiologia. Ecologia, biodiversidade e política mundial; população e meio ambiente; saneamento do meio ambiente; destino do lixo e dos dejetos; medidas de controles dos vetores e roedores e a relação destes fatores no processo saúde doença.

 

2 OBJETIVOS

Capacitar os alunos na utilização dos elementos básicos da epidemiologia, como um dos instrumentos para o exercício da enfermagem e compreender o processo saúde e doença no contexto do meio ambiente em que o homem está inserido.

 

3 CONTEÚDOS CURRICULARES

Introdução à Epidemiologia

Indicadores Epidemiológicos de Saúde: Sistemas de Informação em Saúde

Pesquisa epidemiológica em serviços de saúde.

Epidemiologia Descritiva, analítica, experimental

Base de dados

Vigilância epidemiológica

Vigilância Ambiental e o processo saúde-doença

Saúde e educação ambiental

Políticas de Educação Ambiental e legislação.

 

4 METODOLOGIA

Atividades de ensino com a utilização as metodologias ativas. Dinâmicas de grupo, pesquisa bibliográfica, seminários, leituras e discussões de artigos e vídeos. Utilização de sala virtual ou laboratório de informática.

 

5 AVALIAÇÃO

O Processo de avaliação será baseado nos conhecimentos, habilidades, atitudes e especificidades do cenário relativo aos conteúdos curriculares desenvolvidos. Serão utilizados diversificados dispositivos que possam garantir a avaliação somativa e formativa da progressão do estudante, ao longo do curso, permitindo acompanhar o desenvolvimento de competências.

 

BIBLIOGRAFIA

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

6.1 Câmpus de Erechim

COUTO, Renato Camargos, [et al.]. Infecção hospitalar e outras complicações não-infecciosas da doença: epidemiologia, controle e tratamento. Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.

MEDRONHO, Roberto [et al.]. Epidemiologia. São Paulo: Atheneu, 2009.

PEREIRA, Maurício Gomes. Epidemiologia: teoria e prática. Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

7.1 Câmpus de Erechim

ALMEIDA FILHO, Naomar de; ROUQUAYROL, Maria Zélia. Introdução à epidemiologia. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

BEAGLEHOLE, R; BONITA, R.; KEJELLSTROM, T. Epidemiologia básica. 2. ed. São Paulo: Santos, 2010.

FORATTINI, Oswaldo Paulo. Epidemiologia geral. 2. ed. São Paulo: Artes Médicas, 1996.

ROUQUAYROL, Maria Zélia; ALMEIDA FILHO, Naomar de. Epidemiologia e saúde. 6. ed. Rio de Janeiro: MEDSI, 2003.

VAUGHAN, J. P.; MORROW, R. H. Epidemiologia para municípios: manual para gerenciamento dos distritos sanitários. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1997.