DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA Disciplina: BIOESTATÍSTICA ESPECIAL Código: 10-423 Carga Horária: 30 (Teórica – 30) (Prática – 00) Nº de Créditos: 2 1 EMENTAIntrodução a testes de hipóteses. Comparação entre as médias de duas amostras independentes. Comparação entre médias de duas amostras pareadas. Teste Qui-Quadrado. Análise de variância. Testes não paramétricos.
2 OBJETIVOSOBJETIVO GERALConhecer as noções básicas da organização, apresentação, interpretação e análise de dados estatísticos nas áreas de abrangência das ciências biomédicas.OBJETIVOS ESPECÍFICOSEspera-se que ao final do semestre os alunos estejam aptos às seguintes habilidades e competências: - Demonstrar compromisso com a competência técnica e com o conhecimento científico;- Demonstrar capacidade de trabalho em equipe e de liderança;- Acessar sistemas de informação;- Executar pesquisa nos sistemas de informação;- Aplicar os princípios de Bioestatística e Epidemiologia na leitura crítica de artigos técnico-científicos;- Utilizar a Estatística Descritiva para resumir informações científicas pertinentes a um tema pesquisado;- Utilizar princípios da Estatística Inferencial para comparar tratamentos estatísticos;- Considerar que a Estatística deve pautar as conclusões de toda pesquisa quantitativa e em geral também das pesquisas qualitativas;
3 CONTEÚDOS CURRICULARES3.1 Introdução 3.1.1 Aplicação da estatística nas ciências da saúde 3.1.2 Conceitos básicos (amostra, população, variáveis) 3.1.3 Organização e apresentação de dados (tabelas e gráficos) 3.2 Estatística descritiva 3.3 Distribuição de probabilidade 3.4 Testes de hipóteses 3.4.1 Testes paramétricos 3.4.2 Testes não-paramétricos 3.5 Correlação e regressão
4 METODOLOGIA As aulas serão desenvolvidas com enfoque teórico-expositivas e dialogadas, com a utilização de recursos multimídia bem como aulas práticas, com o auxílio de software (planilha eletrônica e software estatístico) em laboratório de informática ou utilizando computadores próprios. Além disso, estudos de casos clínicos com relevante enfoque estatístico devem ser analisados e discutidos em sala de aula e em grupos de trabalho, à distância, visando à integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no desenvolvimento do raciocínio clínico. A fixação dos conteúdos será por meio de exercícios com estudos dirigidos e resolução de problemas em sala de aula e em casa. O diálogo entre o professor e o aluno deve pautar a condução das aulas permitindo o desenvolvimento da habilidade da comunicação. Necessidades matemáticas fundamentais para o desenvolvimento da disciplina serão revisadas no decorrer do semestre, visando o melhor preparo dos alunos para o sucesso na disciplina em questão.
5 AVALIAÇÃOA avaliação será constituída de prova(s) teórica(s) sem consulta, individuais, trabalhos individuais e/ou em grupos de natureza aplicada/prática (orais e escritos), frequência, participação. Prevêem-se trabalhos que envolvam a leitura e apresentação de análises da estatística envolvida em artigos científicos da área da saúde.
|
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICAARANGO, Héctor Gustavo. Bioestatística: teórica e computacional. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2011, 2001. CALLEGARI-JACQUES, Sidia Maria. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed, 2008, 2006, 2005. VIEIRA, Sônia. Introdução à bioestatística. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008, 2000, 1998, 1981, 1980.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARBEIGUELMAN, Bernardo. Curso prático de bioestatística. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2002. MAGNUSSON, W.E., MOURÃO, G. Estatística sem matemática: a ligação entre as questões e análise. 2.ed. Londrina: Planta, 2005. MOTTA, Valter T.; WAGNER, Mario B. Bioestatística. Caxias do Sul: Educs, 2003. RODRIGUES, P. C. Bioestatística. 3.ed. Niterói: EDUFF, 2002. VIEIRA, Sônia. Bioestatística: tópicos avançados: testes não-paramétricos, tabelas de contingências e análise de regressão. 2. ed., rev. atual. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
|