Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

CÓDIGO: 70-1103

CARGA HORÁRIA: 40 h  (Teórico-prático: 32 h +  TDE: 08 h)

NÚMERO DE CRÉDITOS: 02

 

1. EMENTA:

Pesquisa como produção de conhecimento, Pesquisa Bibliográfica, Bibliometria (métodos estatísticos para analisar e construir indicadores sobre a evolução da informação científica) e Trabalho Científico (etapas para elaboração de uma monografia e textos científicos)

 

2. OBJETIVOS:

Desenvolver as habilidades para escrever um projeto de pesquisa.  Possibilitar o conhecimento das diferentes fases de uma pesquisa, desde a pesquisa bibliográfica até à redação de um trabalho. Desenvolver as habilidades para escrever um projeto de pesquisa.  Possibilitar o conhecimento das diferentes fases de um a pesquisa, desde a   pesquisa bibliográfica até à redação de um trabalho. Desenvolver as habilidades para escrever um projeto de pesquisa.  Possibilitar o conhecimento das diferentes fases de um a pesquisa, desde a pesquisa bibliográfica até à redação de um trabalho.

A disciplina visa desenvolver as habilidades para elaboração de um projeto de pesquisa, além de possibilitar o conhecimento das diversas técnicas de pesquisa.  Estabelecer procedimentos para coleta, apresentação, tratamento e interpretação de dados.  Mostrar as etapas para elaboração e divulgação de um trabalho de pesquisa. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Ser capaz de identificar as etapas do método científico e caracterizar os passos do processo de pesquisa;

- Ser capaz de identificar e caracterizar as partes componentes de um projeto de pesquisa;

- Ser capaz de realizar uma pesquisa bibliometrica sobre um tema de pesquisa;

- Ser capaz de aplicar as normas técnicas da metodologia científica em seu estudo e identificar as partes de um projeto de pesquisa;

- Ser capaz de elaborar um projeto de pesquisa, dentro de uma metodologia científica coerente e de viável execução;

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

UNIDADE DE ENSINO 01 – PESQUISA COMO PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Trabalhar a relação entre universidade e produção de conhecimento científico e qual a função social da pesquisa, noções gerais, conceito e os tipos de pesquisas existentes, como estudos de caso, bibliográficas, descritivas e experimentais.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

Esta unidade visa apresentar as diferentes fases da pesquisa bibliográfica, elementos como palavras – chaves, descritores como fazer a seleção de fontes de informações, fontes eletrônicas e base de dados, fontes impressas (periódicos, monográficas e teses), localização e obtenção dos documentos

 

Atividade prática 01: Realização de atividade sobre o conteúdo abordado na Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – BIBLIOMETRIA

Esta unidade visa trabalhar com a técnica de bibliometria que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar e construir indicadores sobre a dinâmica e evolução da informação científica e tecnológica de determinado assunto, como identificar tendências, estudar dispersão e obsolescências dos campos científicos, medir o impacto das publicações, identificar autores e instituições mais produtivos no assunto de interesse e monitorar o desenvolvimento de tecnologias.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – TRABALHO CIENTÍFICO I

Esta etapa visa apresentar a estrutura de um trabalho de pesquisa, delimitação do assunto de pesquisa, objetivos, resumo, introdução, revisão de literatura, metodologia, normas que devem ser seguidas e formas de citações.

 

Atividade prática 02: Realização de atividade sobre o conteúdo abordado na Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – TRABALHO CIENTÍFICO II

Esta etapa visa apresentar formas de análise de dados, tratamento estatístico nos resultados, interpretação dos dados, conclusão, referências bibliográficas, formas de divulgação da pesquisa e comunicação científica oral e escrita.

 

Atividade prática 03: Realização de atividade sobre o conteúdo abordado na Unidade de Ensino 03.

 

4. METODOLOGIA:

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas são desenvolvidas sob a forma de EaD – Ensino à Distância, fazendo-se o uso de plataformas digitais onde o todo o conteúdo e materiais de aula são disponibilizados. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, são usados recursos digitais vinculados à plataforma de trabalho para comunicação com alunos, exposição das aulas e a postagem das tarefas desenvolvidas, bem como as atividades de orientações de trabalhos, que serão também de forma virtual por videoconferência. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019 - que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei 1. 134/2016

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, seminários e realização de trabalhos. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PEREIRA, J. Matias. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. 3ª ed., São Paulo: Atlas, 2012.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 5.ed., rev. amp.  São Paulo: Atlas, 2010.

FRANCO, Jeferson José Cardoso. Como elaborar trabalhos acadêmicos nos padrões da ABNT aplicando recursos de informática. 2. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MORAIS, J. F. Regis de. Ciência e tecnologia: Introdução metodológica e crítica. São Paulo: Cortez & Moraes, 1977.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru (Coord.). Administração do processo de inovação tecnológica. São Paulo: Atlas, 1980.

FURASTÉ, P. A. Normas Técnicas para o Trabalho Científico: com Explicitação das Normas da ABNT. 15ª ed., Porto Alegre: [s.n.], 2010.

DANTAS, Rubens Alves. Engenharia de avaliações: uma introdução à metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Pini, 2005.

BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: Um guia para a iniciação científica. São Paulo: McGraw-Hill, 1986.

 

Notícias do Curso

Ver todas