Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Operações Unitárias de Transferência de Massa

Código: 30259

Carga Horária: 40 horas

Créditos: 02

Pré - requisitos: 30247 e 30251

 

EMENTA

Extração sólido-líquido e líquido-líquido. Destilação. Absorção. Adsorção.

 

OBJETIVOS

A disciplina objetiva desenvolver habilidades para reconhecer as operações unitárias relacionada a transferência de massa. Selecionar e projetar equipamentos. Aplicar os conhecimentos de operações unitárias para correlacionar os conteúdos estudados com processos industriais da Engenharia Química.

Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Compreender os princípios gerais de operações envolvendo transferência de massa.

- Formular e conceber soluções, analisando aspectos operacionais que envolvam Processo Industriais da Engenharia Química.

- Dimensionar e determinar os parâmetros construtivos relacionados aos principais equipamentos que envolvem transferência de massa.

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.

- Ser capaz de modelar os fenômenos, os sistemas físicos e químicos, utilizando as ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais entre outras.

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

UNIDADE DE ENSINO 01 – EXTRAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO E LÍQUIDO-LÍQUIDO

Desenvolver os conceitos básicos do Processo de extração sólido-líquido e líquido-líquido e suas aplicações. Apresentar principais tipos de extratores. Esquematizar e resolver problemas de extração. Analisar desempenho de extratores. Uso de diagramas ternários. Aplicar o balanço de massa e de energia para resolução de problemas. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados.

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – DESTILAÇÃO

Trabalhar conceitos e aplicações de destilação. Apresentar principais tipos e equipamentos. Calcular número de pratos teóricos utilizando método de Lewis Sorel e McCabe Thiele. Determinar o refluxo mínimo de destilação.

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 –  Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 –  ABSORÇÃO

Trabalhar os conceitos e aplicações de absorção e stripping. Apresentar principais equipamentos utilizados nas indústrias. Desenvolver exercícios envolvendo absorção e stripping.  Calcular número de pratos teóricos.

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ADSORÇÃO

Trabalhar os conceitos e aplicações de adsorção. Apresentar principais equipamentos utilizados nas indústrias. Desenvolver exercícios envolvendo adsorção.  

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 04 –  Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

METODOLOGIA

Com a finalidade de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, construção de protótipos entre outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será realizada por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso voltados a processos industriais. Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FOUST, Alan S et al. Princípios das operações unitárias. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

GAUTO, Marcelo Antunes; ROSA, Gilber Ricardo. Processos e operações unitárias da indústria química. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

EARLE, R.L. Ingenieria de los alimentos: las operaciones basicas del procesado de los alimentos. Zaragoza: Acribia, 1988. 7.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

TERRON, L. R. Operações unitárias para Químicos, Farmacêuticos e Engenheiros, LTC, 2012. CREMASCO, M. A. Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos. São Paulo: Blucher, 2012.

GOMIDE, Reynaldo. Operações unitárias. São Paulo: R. Gomide, 1993. BLACKADDER, D. A.; NEDDERMAN, R. M. Manual de operações unitárias. Londres: Hemus, 2004.

POMBEIRO, Armando J. Lataurrette O. Técnicas e operações unitárias em química laboratorial. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1980.

 

Notícias do Curso

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