Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Operações Unitárias de Transferência de Calor

Código: 30257

Carga Horária: 80 horas

Créditos: 04

Pré - requisitos: 30247 e 30251

 

EMENTA

 Evaporação. Cristalização. Psicrometria. Umidificação e desumidificação. Secagem.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para reconhecer as operações unitárias que envolvem transferência de calor. Selecionar e projetar equipamentos de transferência de calor. Aplicar os conhecimentos de operações unitárias para correlacionar os conteúdos estudados com processos industriais da Engenharia Química. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Compreender os princípios gerais de operações envolvendo transferência de calor.

- Verificar principais tipos de equipamentos de transferência de calor e aplicações práticas em processos industriais.

- Capacitar o aluno a projeção e seleção de equipamentos.

- Solucionar problemas de operações unitárias de transferência de calor em processos da Indústria Química.

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos pelo professor.

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES:

UNIDADE DE ENSINO 01 –  EVAPORAÇÃO

Desenvolver os conceitos básicos do Processo de evaporação e suas aplicações. Apresentar principais tipos de evaporadores. Esquematizar e resolver problemas de evaporação. Analisar desempenho de evaporadores de simples e múltiplos efeitos. Aplicar o balanço de massa e de energia para resolução de problemas. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados.

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CRISTALIZAÇÃO

Trabalhar conceitos e aplicações de Cristalização. Apresentar principais equipamentos. Verificar solubilidade de materiais. Estudar forma e geometria de cristais. Aplicar o balanço de massa e de energia para resolução de problemas. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados.

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – PSICROMETRIA

Trabalhar os conceitos de psicrometria. Estudar as propriedades do ar. Usar as cartas psicrométricas.  Desenvolver exercícios envolvendo psicrometria.

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 03 –  Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 1h.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – UMIDIFICAÇÃO E DESUMIDIFICAÇÃO

Apresentar os conceitos de umidificação e desumidificação. Verificar equipamentos e aplicações industriais. Esquematizar problemas de umidificação e desumidificação. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados.

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 4h.

  

UNIDADE DE ENSINO 05 – SECAGEM

Apresentar os conceitos de secagem. Verificar equipamentos e aplicações industriais. Desenvolver capacidade de análise, resolução e interpretação dos resultados.

 

Atividades práticas: Resolução de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 5h.

 

METODOLOGIA

Com a finalidade de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, construção de protótipos entre outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será realizada por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso voltados a processos industriais. Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

 

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CREMASCO, M. A. Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

 FOUST, Alan S et al. Princípios das operações unitárias. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

GAUTO, M. A.; ROSA, G. R. Processos e operações unitárias da indústria química. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BATCHELOR, G. K. An introduction to fluid dynamics. New York: Cambridge University Press, 2000.

COSTA NOVELLA, E. Ingenieria quimica. Madrid: Alhambra, 1985. FOX, Robert W.; MCDONALD, A.T.; PRITCHARD, P. J. Introdução à mecânica dos fluidos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

LEVENSPIEL, O. Termodinâmica amistosa para engenheiros. São Paulo: Edgard Blücher, 2013. MCCABE, W. L; SMITH, J. C.; HARRIOTT, P. Unit operations of chemical engineering. United States: McGraw-Hill, 2005.

TERRON, L. R. Operações unitárias para químicos, farmacêuticos e engenheiros: fundamentos e operações unitárias do escoamento de fluidos. Rio de Janeiro: 2012.