Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Fundamentos de Engenharia Ambiental

Código: 30-256

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Nº de Créditos: 02

Pré-Requisitos: 10-177

 

EMENTA 

Biosfera. Ciclos Biogeoquímicos. Resíduos Sólidos. Poluição Ambiental. Desenvolvimento Sustentável. Estudo de Impacto Ambiental. Esgoto Sanitário.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades e competências para a compreensão da dinâmica ambiental de modo a auxiliá-lo a intervir no meio ambiente, buscando obter o máximo de benefícios para os sistemas. Entender a natureza totalizada e integrada do ambiente para que a atuação do profissional da engenharia seja realizada de modo a minimizar os impactos negativos e maximizar os impactos positivos.

- Ser capaz de reconhecer a Biosfera como elemento integrador do meio no qual atua o engenheiro;

- Ser capaz de analisar as causas e consequências da ação do homem na produção de utilização de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais;

- Ser capaz de reconhecer problemas ambientais locais e buscar soluções adequadas;

- Conhecer as diferentes formas de Poluição Ambiental;

- Conhecer e ser capaz de compreender e interpretar a Legislação Ambiental Brasileira, buscando o Desenvolvimento Sustentável;

- Ser capaz de compreender e desenvolver um Estudo de Impacto Ambiental.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

 UNIDADE DE ENSINO 01 – BIOSFERA

Esta unidade visa apresentar e trabalhar os conceitos relativos a Biosfera, Ecossistema desenvolvendo competências para compreender os ciclos Biogeoquímicos e a importância sobre o meio ambiente.

 

Atividade Prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – RESÍDUOS SÓLIDOS

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades relativos a resíduos sólidos urbanos e industriais, desenvolvendo competências para compreender as formas de reciclagem, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos.

 

Atividade Prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – POLUIÇÃO AMBIENTAL

Esta unidade visa apresentar as formas de poluição no meio aquático, terrestre e atmosférico, desenvolvendo competências para compreender as suas consequências no meio ambiente e na população. A unidade visa ainda falar sobre formas de monitoramento e biomonitoramento da poluição ambiental.

 

Atividade Prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos abordados.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e generalidades sobre Legislação Ambiental e Sistema de Gestão Ambiental, bem como desenvolver competências para compreender a elaboração de um Estudo de Impacto Ambiental.

 

Atividade Prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

TDE – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – ESGOTO SANITÁRIO

Esta unidade visa apresentar um breve histórico da situação do esgoto sanitário no brasil a sua composição e as principais características.

 

Atividade Prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada e terão como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos a contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e problemas reais envolvendo a aplicação dos conceitos trabalhados na disciplina.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, este último valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Na aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDRADE, R. O. B. de; CARVALHO, A. B.  de; TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 2002.

BRAGA, B. (Et al.). Introdução à engenharia ambiental: o desafio do desenvolvimento sustentável. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.                

SÁNCHEZ, Luis Enrique. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. São Paulo: Oficina de Textos, 2011.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MIHELCIC, J.R.; ZIMMERMAN, J.B. Engenharia Ambiental: Fundamentos, Sustentabilidade e Projeto. 1. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012

KEELER, M.; BURKE, B. Fundamentos de projeto de edificações sustentáveis. Porto Alegre: Bookman, 2010. 362 p.

LEFF, Enrique. Saber ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 343 p.

MANO, E. B.; PACHECO, É. B. A. V. BONELLI, C. M. C.. Meio Ambiente, Poluição e Reciclagem. 2. ed. Edgard Blucher, 2010.

VERDUM, R.; MEDEIROS, R. M. V. (Org.). RIMA: relatório de impacto ambiental. 5. ed. Porto Alegre: UFRGS, 2006 9

 

Notícias do Curso

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