Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: Programação Aplicada na Engenharia

Código: 30-246

Carga Horária: 40h (Teórica: 20h) (Prática: 20h)

Créditos: 02

Pré-Requisitos: 30-236

 

EMENTA

Elementos da programação estruturada. Linguagem de programação em C. Linguagem de programação em Python. Aplicação das linguagens de programação C e Python em problemas de engenharia.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver a visão crítica, reflexiva e criativa ao desenvolvimento e adaptação de novas tecnologias de programação para a solução de problemas de engenharia. Aplicando os conhecimentos de programação estruturada de forma criativa e inovadora, almeja-se conceber produtos e/ou processos, no contexto tecnológico atual, analisando e compreendendo, de modo sistêmico, as necessidades do usuário final e seus contextos sociais, ambientais e econômicos.

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Desenvolver e programar algoritmos para a solução de problemas na área da engenharia, vislumbrando problemas de cunho matemático, tratamento e análise de dados;

- Diferenciar as aplicabilidades da linguagem de programação em C e em Python;

- Elaborar soluções computacionais capazes de modelar e analisar o comportamento de fenômenos físicos e químicos;

- Conceber programas à solução de problemas reais, de modo inovador, por meio de técnicas e da linguagem de programação adequada;

- Compreender, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, com o intuito de desenvolver raciocínio lógico e objetivo nas resoluções aplicadas. 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

 

UNIDADE DE ENSINO 01 – PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA

Trabalhar os elementos básicos da programação estruturada, estruturas de controle (sequência, condicionais, repetição ou iteração), subrotinas e tipos estruturados, de modo ao acadêmico desenvolver a lógica de programação, a criatividade e a autonomia à solução de problemas reais.

 

Atividade Prática: Exercícios de programação em problemas práticos de engenharia. 

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO: C

Apresentar uma introdução à linguagem C e desenvolver o conhecimento acerca da estrutura de programas em C, tipos de dados básicos, declaração e inicialização de variáveis, definição de constantes, conceitos sobre entrada e saída, estruturas de controle, funções em C, vetores e matrizes, tipos estruturados de dados, ponteiros, a fim de que o acadêmico desenvolva habilidades de autonomia à solução de problemas reais.

 

Atividade Prática: Exercícios de programação para compreender e contextualizar os elementos da linguagem de programação em C.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – APLICAÇÕES EM LINGUAGEM C

Desenvolver o conhecimento aplicado de programação a partir da linguagem C em problemas básicos de análise de dados e do cálculo numérico, bem como questões do cotidiano profissional da engenharia.

 

Atividade Prática: Desenvolvimento de programas para a solução de problemas de engenharia.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 02 e 03.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO: PYTHON

Trabalhar os conceitos básicos e os elementos à programação com Python, associadas às estruturas de controle e definição de funções, com o intuito de o acadêmico desenvolver programas avançados à solução de problemas e desenvolvimento básico de produtos e/ou serviços.

 

Atividade Prática:  Exercícios de programação para compreender e contextualizar os elementos da linguagem de programação em Python.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – APLICAÇÕES EM LINGUAGEM PYTHON

Desenvolver programas à solução de aplicações de engenharia, utilizando estruturas básicas, como variáveis, vetores e funções, vislumbrando problemas matemáticos e o tratamento e análise de dados.

 

Atividade Prática: Desenvolvimento de programas para a solução de problemas de engenharia.

 

TDE – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos das Unidades de Ensino 04 e 05.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas e comportamentais, as aulas são desenvolvidas de forma variada e tem como metodologias: a tradicional (expositivo-dialogadas), a ativa e a sócio-interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, podem ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, hardwares complementares e aplicativos de desenvolvimento relacionados às Unidades de Ensino. A contextualização se dará por meio da resolução de problemas reais. Os alunos irão elaborar Trabalhos Discentes Efetivos no total de 10h, podendo ser, conforme a necessidade, estudos de caso, resolução de problemas de programação, lista de exercícios e estudos dirigidos, aplicando diretamente a programação na solução de problemas reais de engenharia.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas, trabalhos e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial.

As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos, bem como os critérios específicos da avaliação. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEITEL, Paul J.; DEITEL, Harvey M. C: como programar. 6. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.

MANZANO, José Augusto N. G. Estudo dirigido de linguagem C. 16. ed. São Paulo: Érica, 2012.

MANZANO, José Augusto N. G; OLIVEIRA, Jayr Figueiredo de. Algoritmos: lógica para desenvolvimento de programação de computadores. 24. ed. São Paulo: Érica, 2010.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SCHILDT, Herbert. C completo e total. 3. ed. São Paulo: Makron Books, 2013. 828 p.

MEDINA, Marco; FERTIG, Cristina. Algoritmos e programação: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2006.

VIÉGAS, Fabian; ASSIS, Gilda Aparecida de. Algoritmos. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

Luís, DAMAS,. Linguagem C, 10ª edição. Grupo GEN, 2006. [Minha Biblioteca].

Backes, André. Linguagem C - Completa e Descomplicada. Grupo GEN, 2018. [Minha Biblioteca].

Concilio, Marco A. Furlan de Souza; Marcelo Marques Gomes; Marcio Vieira Soares; R. Algoritmos e lógica de programação: um texto introdutório para a engenharia. Cengage Learning Brasil, 2019. [Minha Biblioteca].

Renato, SOFFNER,. Algoritmos e Programação em Linguagem C, 1ª edição. Editora Saraiva, 2013. [Minha Biblioteca].

Ferreira, CAMPOS FILHO, F. Algoritmos Numéricos - Uma Abordagem Moderna de Cálculo Numérico, 3ª edição. Grupo GEN, 2018. [Minha Biblioteca].

Luiz, BANIN, S. Python 3 - Conceitos e Aplicações - Uma abordagem didática. Editora Saraiva, 2018. [Minha Biblioteca].

Raul, WAZLAWICK,. Introdução a Algoritmos e Programação com Python - Uma Abordagem Dirigida Por Testes. Grupo GEN, 2017. [Minha Biblioteca].

 

Notícias do Curso

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