Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: GESTÃO DA QUALIDADE EM ALIMENTOS

Código: 30-1050

Carga Horária: 40 h

Créditos: 02

 

EMENTA

Aplicação da gestão da qualidade total e ferramentas de controle na indústria de alimentos.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para aplicação dos conceitos e embasamento teórico e prático para que o aluno tenha o conhecimento das ferramentas de qualidade aplicadas à indústria de alimentos.

Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:

- Conhecer os aspectos tecnológicos para a implementação das ferramentas de controle de qualidade dos produtos alimentícios;

- Elaborar, revisar e implementar programas de controle de qualidade;

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos;

- Comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de programas de controle de qualidade e sua apresentação;

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teórico-prático.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – GESTÃO DE QUALIDADE

Esta unidade visa desenvolver atividades teórico relacionados a Sistemas de qualidade e Modelos de gestão de qualidade.

 

Atividades práticas: Estudos de caso de sistemas de qualidade e modelos de gestão de qualidade.

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 2 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PLANEJAMENTO E CONTROLE DE QUALIDADE

Esta unidade visa desenvolver atividades teórico relacionados a novas técnicas de gestão de qualidade, análises de controle de qualidade e auditoria da qualidade.

 

Atividades práticas: Estudos de casos de planejamento e controle de qualidade.

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 3 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – TÉCNICAS E FERRAMENTAS DA QUALIDADE

Esta unidade visa desenvolver atividades teórico/práticas relacionados à elaboração, revisão e implementação de ferramentas de qualidade: 5S; 5W2H; BPF; POP, PPHO, APPCC e ISO.

Atividades práticas: Aplicação de ferramentas de qualidade em contexto hipotético da indústria de alimentos elaborando e apresentando de forma oral e escrita a ferramenta empregada.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 15 h.

 

METODOLOGIA

Com a finalidade de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula e laboratórios, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20 h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, elaboração de ferramentas de qualidade entre outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será realizada por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso voltados a gestão de qualidade total e ferramentas de qualidade. Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 5 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso,oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

O desempenho acadêmico será avaliado de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo em número mínimo de duas, sob a 188forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições e/ou seminários. Os Trabalhos Discentes Efetivos terão peso de 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BALLESTERO-ALVAREZ, M. E. Gestão de qualidade, produção e operações. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 467 p.

CARPINETTI, L. C. R. Gestão da qualidade: Conceitos e técnicas. 2. ed.  São Paulo: Atlas, 2012.

GIL, A. L. de. Auditoria da qualidade. São Paulo: Atlas, 1994. 252 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FERREIRA, S. M. R. Controle da qualidade em sistemas de alimentação coletiva I. São Paulo: Varela, 2002. 173 p.

MARTINS, P. G; LAUGENI, F. P. Administração da produção fácil. São Paulo: Saraiva, 2012. 266 p. (Fácil)

SILVA JUNIOR, E. A. da. Manual de controle higiênico-sanitário em alimentos. São Paulo: Varela, (1995). 347 p.

INTERNATIONAL ASSOCIATION OF MILK, FOOD AND ENVIRONMENTAL SANITARIANS (IAMFES). BRYAN, Frank L (Org.). Guia de procedimentos para implantação do método de análise de perigos em pontos críticos de controle - APPCC. São Paulo: Ponto Crítico, 1997. 110 p.

NASCIMENTO NETO, F. do (Coord.). Roteiro para elaboração de manual de boas práticas de fabricação (BPF). 3. ed. São Paulo: Senac, 2008. 144 p