Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: PLANEJAMENTO E PROJETO DE INDÚSTRIA DE ALIMENTOS – EA

Código: 30-1046

Carga Horária: 40 h

Créditos: 02

 

EMENTA

Generalidades de planejamento e engenharia da indústria de alimentos. Desenvolvimento do projeto. Pesquisa de opinião. Projeto de equipamentos e dimensionamento. Processos alimentícios industriais. Estudo do processo. Seleção das matérias primas, insumos e equipamentos para o processo. Estudo do arranjo físico. Instalações industriais. Análise econômica (economia, política econômica).

 

OBJETIVOS

Fornecer embasamento teórico e prático para que o aluno tenha o conhecimento necessário para desenvolver um projeto de uma indústria. Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:

- Conhecer os aspectos tecnológicos e econômicos para o desenvolvimento de projeto de implantação de uma indústria;

- Apresentar as diversas instalações necessárias ao desenvolvimento de um processo industrial e implantação de uma indústria;

- Criar fluxogramas industriais, Layout, balanços de massa e energia, organogramas e pré-dimensionar equipamentos, empregando softwares computacionais;

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos pelo professor.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – PLANEJAMENTO DO PRODUTO E DO PROCESSO

Trabalhar os conceitos de projeto industrial, inovação e desenvolvimento de produtos e processos. Realizar pesquisa de mercado, montar questionário de pesquisa de opinião e analisar os resultados. Fazer considerações sobre o produto, adaptação do produto ao processo. Descrever sobre o processo de produção, matérias primas, equipamentos e insumos utilizados. Desenvolver a capacidade trabalhar em equipe e habilidade para concepção de uma indústria alimentícia para o desenvolvimento dos produtos e processos relacionados à atuação de profissionais de Engenharia de alimentos.

 

Atividades práticas: Elaborar as etapas do projeto referente a esta Unidade de Ensino.

 

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01 com apresentação e defesa do anteprojeto.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – PLANEJAMENTO INDUSTRIAL

Criar fluxogramas industriais empregando softwares para a simulação de projetos. Realizar planejamento do produto e do processo. Desenvolver balanços de massa e energia do processo produtivo. Organizar o planejamento da fábrica e da produção. Realizar busca de mercado de equipamentos e insumos, capacidade de operação e levantamento de gastos energéticos.

 

Atividades práticas: Elaborar as etapas do projeto referente a esta Unidade de Ensino.

 

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02 com apresentação e defesa do anteprojeto.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – LOCALIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS E PRÉDIOS INDUSTRIAIS

Avaliar a localização de instalações industriais, levando-se em consideração a importância, incentivos fiscais, suprimentos de matérias primas e capacidade de escoamento da produção. Fatores de decisão e avaliação de alternativas. Delinear as características dos prédios industriais, tipos de edifício, materiais de construção, áreas de apoio e arranjo Físico. Apresentar layout e planta baixa industrial. Descrever e levantar as principais legislações que devem ser cumpridas para a instalação industrial.

 

Atividades práticas: Elaborar as etapas do projeto referente a esta Unidade de Ensino.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03 com apresentação e defesa do anteprojeto.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – ESTIMATIVA DE CUSTOS E AVALIAÇÃO ECONÔMICA

Realizar a análise de mercado, previsão de vendas, custos de produção, análise econômica dos resultados, previsão financeira, análise de mão de obra. Empregar softwarescomputacionais para realizar a análise econômica do projeto.

 

Atividades práticas: Elaborar as etapas do projeto referente a esta unidade de ensino.

 

TDE 04 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 04 com apresentação e defesa do projeto final.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias aulas explosivas, ativas e interativas. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 5 horas, envolvendo o desenvolvimento de um projeto. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 5 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: entregas em etapas do desenvolvimento do projeto e apresentação das etapas; Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (Avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CORRÊA, H. L.; CORRÊA, C. A. Administração de produção e operações: Manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 680 p. ISBN 9788522469185

PAZMINO, A. V. Como se cria: 40 métodos para o design de produtos. São Paulo: Edgard Blücher, 2017. 279 p. ISBN 9788521207047.

IIDA, I.; GUIMARÃES, L. B. M. de. Ergonomia: Projeto e produção. 3. ed. São Paulo: Blucher, 2016. 850 p. ISBN 9788521209331.

 

 

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

XAVIER, C. M. S. da. Gerenciamento de projetos: Como definir e controlar o escopo do projeto. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 269 p. ISBN 9788502061958.

MARTINS, P. G; LAUGENI, F. P. Administração da produção. 2. ed., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2010. xiv, 562 p. ISBN 8502046164. Número de chamada: 658.5 M386a 2. ed. 2010

PEMBERTON, A. W. Arranjo físico industrial e movimentação de materiais. Rio de Janeiro: Interciência, 1977. 150 p.

NEUMANN, C.; SCALICE, R. K. Projeto de fábrica e layout. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 448 p. ISBN 9788535254075.

ROBERT, M. A estratégia pura e simples da inovação do produto: Como o processo de inovação pode ajudar a sua empresa a suplantar suas concorrentes. Rio de Janeiro: Nórdica, 1995. 215 p. ISBN 8570072597