Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: MATERIAIS E EMBALAGENS PARA ALIMENTOS

Código: 30-1044

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

 

EMENTA

Introdução; Embalagens plásticas; Embalagens flexíveis (laminadas, simples e múltiplas); Embalagens metálicas; Recipientes de vidro; Embalagens celulósicas; Embalagens biodegradáveis, ativas, inteligentes; Controle de qualidade dos materiais e das embalagens; Legislação e meio ambiente.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades específicas acerca da seleção de materiais apropriados para embalagens de alimentos, desenvolvimento e legislação. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Promover o desenvolvimento da autonomia do aluno no que tange o estudo, a interpretação e a compreensão, discussão e solução de problemas;

- Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;

- Promover a cooperação no estudo em grupo, concentração, atenção e respeito ao grupo nas aulas;

- Estudar as propriedades dos diferentes tipos de materiais utilizados para a elaboração de embalagens de alimentos;

- Apresentar as inovações no desenvolvimento de embalagens para alimentos;

- Conhecer a legislação sobre embalagens destinadas para alimentos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 – INTRODUÇÃO

Histórico; Conceito; Classificação; Requisitos; Funções.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 1.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 – EMBALAGENS PLÁSTICAS

Composição e estrutura química dos biopolímeros; Processo de fabricação; Propriedades físico-químicas e de barreiras e aplicações; Interação com os alimentos.

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 2.

 

UNIDADE DE ENSINO 3 – EMBALAGENS FLEXÍVEIS

Estudar as embalagens flexíveis: laminadas, simples e múltiplas. Composição e estrutura química; Processo de fabricação; Propriedades físico-químicas e de barreiras e aplicações; Interação com os alimentos.

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 3

.

UNIDADE DE ENSINO 4 – EMBALAGENS METÁLICAS

Composição de embalagens metálicas; Processo de fabricação e tipos de embalagens metálicas; Tipos de revestimentos (internos e externos); Propriedades físico-químicas e utilização; Interação com os alimentos; Estudar os tipos de corrosão; Métodos de Controle da Corrosão; Revestimentos Anticorrosivos.

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 4

 

UNIDADE DE ENSINO 5 – RECIPIENTES DE VIDRO

Composição do vidro; Processo de fabricação e formação de recipientes; Propriedades físico-químicas e utilização; Interação com os alimentos.

TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 5.

UNIDADE DE ENSINO 6 – EMBALAGENS CELULÓSICAS

Composição de embalagens celulósicas; Processo de fabricação; Propriedades físico-químicas e utilização; Interação com os alimentos.

TDE 06 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 6.

 

UNIDADE DE ENSINO 7 – EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS, ATIVAS, INTELIGENTES

Composição de embalagens biodegradáveis e ativas; Processo de fabricação e tipos de embalagens biodegradáveis; Propriedades físico-químicas e aplicações; Definição e aplicações de embalagens inteligentes.

TDE 07 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 7.

 

UNIDADE DE ENSINO 8 – CONTROLE DE QUALIDADE

Análises físicas, químicas e sensoriais em embalagens de alimentos.

TDE 08 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 8.

 

UNIDADE DE ENSINO 9 – LEGISLAÇÃO E MEIO AMBIENTE

131Aspectos de Segurança; Rotulagem e Marcações; Legislação Brasileira; Legislação Internacional. Embalagens e o meio ambiente.

TDE 09 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 9.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 20h, envolvendo resolução de exercícios e trabalho interdisciplinar. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 5 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CALLISTER, W. D.; RETHWISCH, D.G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. 838 p.

SOUZA, S. A. Ensaios mecânicos de materiais metálicos: fundamentos teóricos e práticos. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2012. 286 p.

CALLISTER, W.D. Fundamentos da ciência e engenharia de materiais: uma abordagem integrada. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2013. xix, 702 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

GENTIL, V. Corrosão. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2007. xi, 353 p.

REES, J.A.G (Trad.). Procesado térmico y envasado de los alimentos. Zaragoza: Acribia, 1994.

287 p.

MOURA, R. A; BANZATO, J. MA. Embalagem, unitização e conteinerização. 6ª edição, São Paulo: IMAM, 2010. 354 p.

SARANTÓPOULOS, C. I. G. L. (Et al.). Embalagens plásticas flexíveis: principais polímeros e avaliação de propriedades. Campinas: Cetea/Ital, 2002. 267 p.

NNAMDI, A. Embalagens flexíveis. Editora Blucher, 2010. [Minha Biblioteca]. https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521215578/cfi/17!/4/4@0.00:49.8