Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS – EA

Código: 30-1042

Carga Horária: 40 h

Créditos: 02

 

EMENTA

Melhoria da qualidade no contexto da Empresa: Gráficos de controle para variáveis e para atributos; capacidade de processos; Amostragem de aceitação.

 

OBJETIVOS

Fornecer embasamento teórico e prático para que o aluno tenha o conhecimento necessário para montar e aplicar controle estatístico de processos em uma indústria. Ao término da disciplina, o aluno deve ser capaz de atingir total ou parcialmente as seguintes competências:

- Conhecer os aspectos de qualidade e melhoria da qualidade em uma indústria;

- Apresentar ideias para melhoramento industrial, montar cartas de controles;

- Conhecer a base estatística do Gráfico de Controle;

- Realizar brainstorming, gráficos de causa e efeito, diagrama de pareto;

- Criar gráficos para variáveis R, S, Shewart, atributos e capacidade empregando histogramas ou gráficos de probabilidades;

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos pelo professor.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – MELHORIA DA QUALIDADE NO CONTEXTO DA EMPRESA

Trabalhar os conceitos de qualidade na indústria alimentícia utilizando diferentes ferramentas. Conhecer e apontar aspectos para a melhoria da qualidade, Conhecer os conceitos do Controle Estatístico do Processo.

     

Atividades práticas: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 1.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – CONTROLE ESTATÍSTICO DO PROCESSO

Estudar os tipos de gráficos de controle para variáveis. Criar e projetar gráficos de controle para e R, S e Shewart. Utilizar o controle para realizar os gráficos de Controle para Fração Não-Conforme. Escolher entre Gráfico de Controle de Variável e de Atributos. Utilizar softwares para projeção e contrução dos gráficos de controle.

 

Atividades práticas: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 2.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – ANÁLISE DE CAPACIDADE DE PROCESSOS

Avaliar a capacidade de processos empregando histogramas ou gráficos de probabilidades. Empregar razões da capacidade de um processo, como o uso e interpretação de Cp. Estudar os conceitos de amostragem de aceitação para atributos e por variáveis. Avaliar os tipos de planos de Amostragem, formação de lotes e amostragem aleatória.Utilizar softwares para projeção e construção dos gráficos.

 

Atividades práticas: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 3.

 

 

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias aulas explosivas, ativa e interativas. No intuito de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 5 h, envolvendo o controle estatístico de processos e construção de gráficos de controle. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 20 horas previstas nesta disciplina, constam 4 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de 203ensino por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: trabalhos sobre aplicação do controle estatístico de processos em uma indústria de alimentos; Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

PETERS, W. S.; SUMMERS, G. W. Análise estatística e processo decisório. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1973. xiv, 683 p.

MONTGOMERY, D. C. Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade. Rio de Janeiro, Ltc Editora, edição digital, 2004 552p.

VIEIRA, S. Estatística experimental. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999. 185 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 528 p.

BARBETTA, P. A.; REIS, M. M.; BORNIA, A. C. Estatística: para cursos de engenharia e informática. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010. 410 p.

MARCONI, M. A. de; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006. 289 p.

MORETTIN, L. G. Estatística básica: Probabilidade. 6. ed. São Paulo: Makron Books, 1995. ix, 185 p.

FARIAS, A. A. de; CÉSAR, C. C.; SOARES, J. Introdução à estatística. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2008. xiii, 340 p.