Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO – EA

Código: 30-1038

Carga Horária: 160 h

Créditos: 08

Pré-Requisitos: 2.600 h

 

EMENTA

Definição da empresa/órgão/instituição de estágio. Planejamento das atividades e elaboração de proposta de estágio. Execução das atividades de estágio planejadas. Elaboração de relatórios de estágio.

 

OBJETIVOS

O estágio visa desenvolver competências técnicas de aplicação dos conceitos amplos da Engenharia de Alimentos, a fim de capacitar o egresso para atuar nas diversas áreas da profissão. Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

- Integrar teoria e prática profissional;

- Vivenciar e desenvolver atividades de caráter profissional complementares à formação acadêmica;

- Ser capaz de utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Realizar a avaliação crítico reflexiva dos impactos das soluções de engenharia nos contextos sociais, legais, ambientais e econômicos;

- Ser capaz de compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de engenharia na sociedade e no meio ambiente.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina estão vinculados diretamente às atividades desenvolvidas no estágio, que possuem caráter dinâmico.

 

METODOLOGIA

A metodologia da disciplina está de acordo com a normatização do estágio supervisionado obrigatório, constante do projeto pedagógico do curso.

 

AVALIAÇÃO

A forma de avaliação da disciplina está de acordo com a normatização do estágio supervisionado obrigatório, constante do projeto pedagógico do curso. Na apresentação do 186plano de ensino aos alunos, deverá ser informada a sistemática de avaliação da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ROTHER, M.; HARRIS, R. Criando fluxo contínuo: Um guia de ação para gerentes, engenheiros e associados da produção. São Paulo: Lean Institute Brasil, 2016.

MOTTA, R.  R. Da; CALÔBA, G. M. Análise de investimentos: Tomada de decisão em projetos industriais. São Paulo: Atlas, 2002.

CARVALHO, M. M. de; PALADINI, E. P. (Coord.). Gestão da qualidade: Teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LEVY NETO, F.; PARDINI, L. C. Compósitos estruturais: Ciência e tecnologia. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.

SANTOS, L. M. M. dos. Avaliação ambiental de processos industriais. 2. ed. São Paulo: Signus, 2006.

SCHMIDELL, W. (Coord.). Biotecnologia industrial. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.

LESKO, J. Design industrial: guia de materiais e fabricação. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2015.

FIALHO, A. B. Instrumentação industrial: Conceitos, aplicações e análises. 7. ed. São Paulo: Érica, 2011.