Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: PRÁTICAS LABORATORIAIS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA

Código: 30-1037

Carga Horária: 40 h

Créditos: 02

Pré-requisitos: 30-250 e 30-251

 

EMENTA

Realização de práticas de laboratório envolvendo conceitos de fenômenos de transferência de massa e operações unitárias de quantidade de calor e massa, com montagem dos aparatos, medição e análise dos resultados.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades para reconhecer as operações unitárias que envolvem transferência de calor e massa. Aplicar os conhecimentos de operações unitárias para correlacionar os conteúdos estudados com processos industriais da Engenharia de Alimentos. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Capacitar o aluno a montagem e manuseio de equipamentos;

- Instigar ao aluno a solução de problemas;

- Aprender a utilizar ferramentas computacionais para tabelar e graficar dados obtidos em ensaios, além de interpretar os resultados;

- Aprender a comunicar-se de forma escrita, oral e gráfica através da elaboração de relatórios técnicos e sua apresentação;

- Desenvolver a habilidade escrita e de discussão de resultados na elaboração de relatórios.

- Desenvolver a capacidade de trabalhar em equipe, buscando soluções para desafios teóricos e/ou práticos propostos pelo professor.

- Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – TROCADORES DE CALOR

Esta unidade visa desenvolver atividades teórico/práticas em laboratório relacionados a trocadores de calor desenvolvendo competência projeção e construção de trocador.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de construção de trocador de calor desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para construção do trocador, bem como uso de ferramentas computacionais.

 

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 01. Tempo de desenvolvimento: 8 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – REFRIGERAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionados a refrigeração, desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção de dados e posterior interpretação.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de refrigeração, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

 

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 02. Tempo de desenvolvimento: 1h.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – SECAGEM

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a secagem em estufa, desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de secagem, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

 

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 03. Tempo de desenvolvimento: 5 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 04 – SPRAY DRIER

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a secagem em spray drier, desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção de dados e posterior interpretação.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de spray drier, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

 

TDE 04 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 04. Tempo de desenvolvimento: 2 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 05 – DESTILAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionado a destilação, desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de sedimentação, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados, projeção de equipamentos e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

 

TDE 05 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 05. Tempo de desenvolvimento: 1 h.

 

 

UNIDADE DE ENSINO 06 – EVAPORAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionados a evaporação, desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação

de dados.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de ciclones, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados, projeção de equipamentos e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

 

TDE 06 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 06. Tempo de desenvolvimento: 1 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 07 – EXTRAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionados à extração, desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados, e projeção de equipamentos.

     

Atividades práticas: Realização de atividade prática de extração, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados, projeção de equipamentos e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

 

TDE 07 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 07. Tempo de desenvolvimento: 1 h.

 

UNIDADE DE ENSINO 08 – LIOFILIZAÇÃO

Esta unidade visa desenvolver atividades práticas em laboratório relacionados a liofilização, desenvolvendo competência para a realização de experimentos com obtenção e interpretação de dados.

 

Atividades práticas: Realização de atividade prática de ciclones, desenvolvendo competência de manuseio de equipamentos, materiais e utensílios para obtenção de dados, bem como uso de modelos matemáticos e ferramentas computacionais para o tratamento de dados, com posterior interpretação dos resultados, projeção de equipamentos e elaboração de relatório e/ou artigo científico desenvolvido em grupo.

 

TDE 08 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade de Ensino 08. Tempo de desenvolvimento: 1 h.

 

METODOLOGIA

Com a finalidade de desenvolver as competências inerentes à disciplina, serão utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, computador (internet, planilhas eletrônicas), sala de aula e laboratórios, biblioteca física e virtual (visando pesquisas individuais e em equipe). Os alunos desenvolverão Trabalhos Discentes Efetivos no total de 20 h, podendo envolver estudos de caso, pesquisas bibliográficas, resolução de problemas, produção de vídeos, construção de protótipos entre outras possibilidades. A fixação dos conteúdos será realizada por meio de resolução de exercícios e problemas, estudos de caso voltados a processos industriais. Visando desenvolver competências técnicas, cognitivas e comportamentais nos alunos, as aulas, de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com contextualização e com estudos dirigidos), ativa e sócio-interacionista. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 40 horas previstas nesta disciplina, constam 5 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: relatórios e/ou artigos (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); Trabalhos Discentes Efetivos valendo 20% da nota média final (avaliação de competências técnicas e competências cognitivas); e avaliação das atividades de aulas com metodologia diferenciada (avaliação de competências técnicas, cognitivas e comportamentais).

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

179CREMASCO, M. A. Operações unitárias em sistemas particulados e fluidomecânicos. São Paulo: Blucher, 2012.

GOMIDE, R. Manual de operações unitárias. São Paulo: Cenpro, 1991.

COULSON, J. M; RICHARDSON, J. F. Tecnologia química. 4. ed. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2004. 896 p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

SINGH, R. P.; HELDMAN, D. R. Introduction to Food Engineering. 2 ed. New York. Academic Press, 1993.

OZINIK, M. N. Transferência de calor. Um texto básico. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1985.

WEBER, É. A. Armazenagem agrícola. 2. ed. Guaíba: Agropecuária, 2001. 395 p.

CARVALHO, N. M. de. A secagem de sementes. 2. ed. Jaboticabal: Funep, 2005. 184 p.

SILVA, J.  S. de (Coord.). Secagem e armazenagem de produtos agrícolas. Viçosa: Aprenda Fácil, 2000. 502 p.