Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIAS E CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR – EMPREENDIMENTOS DE ENGENHARIA – EA

Código: 30-1033

Carga horária: 60 h

Créditos: 03

Pré-Requisitos: 1.200 h

Co-requisitos: 30-486

 

EMENTA

São trabalhadas a formação empreendedora fazendo-se o levantamento de oportunidades, plano de negócio e a análise de viabilidade, bem como a pesquisa de mercado e o levantamento dos requisitos para o produto ou serviço de um empreendimento de engenharia.

 

OBJETIVOS

Despertar o interesse e desenvolver habilidades para o empreendedorismo, explorando oportunidades e as potencialidades de um empreendimento de engenharia e o cenário onde se insere. Fazer também uma pesquisa mercadológica observando aceitação do produto ou serviço, verificando seus principais requisitos, além de desenvolver o pensamento crítico quanto ao desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam as demandas de mercado. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras;

- Levantar oportunidades de empreendimento;

- Delimitar o empreendimento;

- Desenvolver um plano de negócio;

- Analisar a viabilidade técnico-econômica do empreendimento;

- Conhecer o mercado onde se insere o empreendimento;

- Levantar os principais requisitos para o produto ou serviço de engenharia;

- Definir o projeto conceitual do produto ou serviço de engenharia.

- Constituir e preparar-se para liderar o empreendimento em todos os seus aspectos de produção, finanças, de pessoal e de mercado.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe.

 

METODOLOGIA

O Projeto Integrador – Empreendimentos de Engenharia – EA será desenvolvido por meio da aplicação prática dos conceitos relacionados ao empreendedorismo, visando avaliar seus impactos e inserindo o acadêmico no processo como agente de transformação social. O projeto será conduzido levando em consideração as principais ferramentas para o desenvolvimento e avaliação de um plano de negócio, pesquisa de mercado e a modelagem conceitual do produto ou serviço na área de engenharia. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

     

AVALIAÇÃO

Conforme descrito no manual de Procedimentos para Elaboração do Projeto Integrador – Empreendimentos de Engenharia – EA.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BAXTER, M. R. Projeto de produto: Guia prático para o design de novos produtos. 3. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2016. 342 p. ISBN 9788521206149.

BRESSANT, J.; TIDD, J. Inovação e Empreendedorismo. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2019. 526 p. ISBN 978-85-8260-518-9.

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: Inovação em modelos de negócios. 1. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2013. 300 p. ISBN 9788576085508.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ROMEIRO FILHO, E. (Coord.) et al. Projeto do Produto. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CASAROTTO FILHO, N. Elaboração de projetos empresariais: Análise estratégica, estudo de viabilidade e plano de negócio. São Paulo: Atlas, 2016. 248 p. ISBN 9788597006933.

MAGALDI, S.; SALIBI NETO, J. Gestão do amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª revolução industrial. 4. ed. São Paulo: Gente, 2018. 255 p. ISBN 9788545202295.

CRAWFORD, M.; DI BENEDETTO, A. Gestão de Novos Produtos. 11. ed. São Paulo: AMGH, 2015. 608 p. ISBN 9788580555417.

KNAPP, J.; ZERATSKY, J.; KOWITZ, B.. Sprint: O método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2017. ISBN: 9788551001523.

ROZENFELD, H. et al. Gestão de desenvolvimento de produtos: Uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006. Biblioteca Virtual.