Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Disciplina: GENÉTICA APLICADA A ALIMENTOS

Código: 20-571

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

 

EMENTA:

Composição e replicação do DNA. Síntese proteica. Engenharia genética, enzimas de restrição e Vetores de clonagem. Bancos de cDNA, DNA genômico e técnicas de hibridização. Estratégias e obtenção e aplicações dos transgênicos. Análise de riscos dos transgênicos.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidades específicas sobre conceitos e técnicas de engenharia genética aplicados a microrganismos e plantas de interesse na área de alimentos. Buscando-se atender estas competências alguns objetivos específicos são delineados:

- Promover o desenvolvimento da autonomia do aluno no que tange o estudo, a interpretação e a compreensão, discussão e solução de problemas;

- Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares;

- Promover a cooperação no estudo em grupo, concentração, atenção e respeito ao grupo nas aulas;

- Estudar conceitos de biologia molecular;

- Conhecer as principais técnicas de engenharia genética para obtenção de organismos geneticamente modificados;

- Identificar as aplicações e os riscos da manipulação e uso de transgênicos.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1 – COMPOSIÇÃO E REPLICAÇÃO DO DNA.

Apresentar a estrutura do DNA e RNA e o mecanismo de replicação do DNA in vivo e in vitro.

 

TDE 01 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 1.

 

UNIDADE DE ENSINO 2 –SÍNTESE PROTEICA

Trabalhar os mecanismos de transcrição, processamento do mRNA e tradução e maturação proteica.

 

TDE 02 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 2.

 

UNIDADE DE ENSINO 3 – ENGENHARIA GENÉTICA, ENZIMAS DE RESTRIÇÃO E VETORES DE CLONAGEM

Estudar noções sobre as enzimas de restrição e suas aplicações na manipulação de DNA. Conhecer os diferentes tipos de vetores de clonagem, mecanismos de clonagem molecular e estratégias de seleção de vetores clonados.

 

TDE 03 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade3.

 

UNIDADE DE ENSINO 4 – BANCOS DE cDNA, DNA GENÔMICO E TÉCNICAS DE HIBRIDIZAÇÃO

Relacionar bancos de cDNA e DNA genômico em relação a sua construção, aplicações, vantagens e desvantagens. Conhecer as diferentes técnicas de identificação do gene de interesse em bibliotecas de DNA.

 

TDE 04 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 4.

 

UNIDADE DE ENSINO 5 – ESTRATÉGIAS E OBTENÇÃO E APLICAÇÕES DOS TRANSGÊNICOS

Conhecer os diferentes transgênicos e suas estratégias de obtenção.

 

TDE 05 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 5.

 

UNIDADE DE ENSINO 6 – ANÁLISE DE RISCOS DOS TRANSGÊNICOS

Conhecer os métodos de avaliação dos riscos alimentares, ambientais e indiretos da manipulação e uso de transgênicos.

 

TDE 06 – Atividades conforme normatização envolvendo os conteúdos da unidade 6.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas, as aulas serão desenvolvidas de forma variada, terão como metodologias: tradicional (expositivo-dialogadas com estudos dirigidos), ativa e sócio interacionista. No intuito de desenvolver as competências inerentes a disciplina, poderão ser utilizados recursos de multimídia como projetores de imagem e vídeo, materiais concretos e softwares matemáticos. A contextualização se dará através da resolução de problemas reais. Os alunos desenvolverão Trabalhos Discente Efetivos no total de 10h, envolvendo resolução de exercícios e trabalho interdisciplinar.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico, por meio dos seguintes instrumentos de avaliação: provas escritas e Trabalhos Discentes Efetivos, estes últimos valendo 20% da média parcial. As avaliações serão realizadas ao longo do semestre e distribuídas uniformemente de acordo 209com o plano de ensino. Numa aula que antecede uma avaliação serão dadas orientações a respeito da sistemática a ser adotada e os conteúdos exigidos. No instrumento de avaliação haverá de forma explícita e por escrito quanto valerá cada questão.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BROWN, T. A. Clonagem gênica e análise de DNA: uma introdução. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003.

DE ROBERTIS, E.M.F. et al. Bases da Biologia celular e molecular. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.  

ZAHA, A.; FERREIRA, H. B.; PASSAGLIA, L. M. P. (Org.). Biologia molecular básica. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012. 403p.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ALBERTS, B. et al. Biologia molecular da célula. 5ªed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2011.1396p

KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia genética e biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LEWIN, B. Genes VII. Porto Alegre: Artmed, 2001. xviii, 955p.

MICKLOS, D. A.; FREYER, G. A.; CROTTY, D. A. A ciência do DNA. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2005. xii, 575p.

TORRES, A. C.; CALDAS, L. S.; BUSO, J. A. Cultura de tecidos e transformação genética de plantas. Brasília: Embrapa, 2001. 245p.

COX, M.M. et al., Biologia molecular [recurso eletrônico] : princípios e prática ; revisão técnica: Gaby Renard, Jocelei Maria Chies. Edição Digital, Porto Alegre : Artmed, 2012.