Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

Disciplina: Química Analítica Quantitativa

Código: 10-173

Carga Horária: 80h

Créditos: 04

Pré-requisitos: 10-171

 

EMENTA

Abordagem teórica e experimental de: amostragem e preparação de amostras, estudo de interferentes em análise química, análise quantitativa inorgânica clássica: volumetria e gravimetria, além de erros na análise quantitativa.

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver as seguintes habilidades e competências:

Desenvolver e interpretar metodologias envolvendo a “Análise Química Quantitativa Clássica”;

Interpretar os resultados de uma “Análise Química Quantitativa Clássica”;

Possibilitar a seleção da melhor metodologia analítica - “Amostragem, Preparo e Análise Química Quantitativa” - face as propriedades físico-químicas das amostras e dos analitos de interesse, contribuindo para uma posterior aplicação nas práticas profissionais;

Dominar as práticas analíticas envolvidas em uma análise quantitativa.

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos são apresentados:

Compreender os fundamentos da química analítica quantitativa e estabelecer relações com as etapas (amostragem, preparação da amostra e análise) envolvidas em uma análise quantitativa;

Identificar a acuracidade de uma análise quantitativa (erros, exatidão, precisão);

Conhecer as técnicas da análise gravimétrica, suas etapas (precipitação, filtração, secagem ou calcinação e pesagem, e erros vinculados as mesmas;

Conceituar solução padrão e diferenciar padrões primários e secundários;

Compreender os conceitos envolvidos com a volumetria, bem como os diferentes modelos matemáticos que podem ser empregados em análise volumétrica;

Identificar as reações químicas envolvidas nas análises volumétricas e, com isso, o indicador mais apropriado e a metodologia mais adequada;

Conhecer as principais práticas e rotinas envolvidas na análise química quantitativa clássica;

Desenvolver no estudante a habilidade de desenvolver e implementar a(s) técnica(s) de amostragem adequada(s) ao problema abordado, bem como os procedimentos de preparação (dissolução, decomposição, etc) de amostra e de análise quantitativa por gravimetria ou volumetria.

 

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 1: INTRODUÇÃO A QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA E SUAS APLICAÇÕES.

Desenvolver noções referentes aos conceitos de Química Analítica Quantitativa, etapas de uma análise, erros, acurácia, bem como suas aplicações no cotidiano para a análise de diferentes analitos (íons ou compostos moleculares) em distintas matrizes, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para compreender e avaliar preliminarmente o método a ser empregado em uma análise quantitativa.

 

Atividade prática: Conhecer normas e condutas de segurança para a prevenção de acidentes em laboratório químico; Identificar e aprender a usar equipamentos de proteção; Realizar práticas que possibilitem o conhecimento e a utilização de instrumentação, técnicas e procedimentos básicos de laboratório destinado a análise química quantitativa, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

UNIDADE DE ENSINO 2: ANÁLISE GRAVIMÉTRICA

Conceituar Gravimetria; Identificar as etapas (extração, precipitação seletiva, filtração, secagem, calcinação e pesagem), bem como as peculiaridades e erros vinculados as mesmas, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para propor, compreender e avaliar um método Gravimétrico a ser empregado em uma análise quantitativa.

 

Atividade prática: Realizar práticas que possibilitem a integração dos conhecimentos teórico e experimental relacionados a utilização de instrumentação, técnicas e procedimentos básicos de laboratório envolvidos em uma análise gravimétrica, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 3: ANÁLISE VOLUMÉTRICA

Conceituar volumetria, solução padrão, padrão primário e indicadores, bem como os critérios para suas escolhas; Apresentar e aplicar os modelos matemáticos empregados em uma análise volumétrica;  Apresentar os tipos de reações químicas (ácido- base, precipitação, complexação e oxidação-redução) presentes em uma análise volumétrica e suas peculiaridades, como tipo de indicador e metodologias, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades para propor e avaliar métodos volumétricos a serem empregados em uma análise quantitativa.

 

Atividade prática: Realizar práticas que possibilitem a integração dos conhecimentos teórico e experimental relacionados a utilização de instrumentação, técnicas e procedimentos básicos de laboratório envolvidos com os diferentes métodos volumétricos, a fim de que o acadêmico desenvolva competências e habilidades relacionadas a rotinas laboratoriais.

TDE 03 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

 

METODOLOGIA

As aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotados as seguintes metodologias:

Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;

Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria;

A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;

As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas, entre outros.

Dentre as atividades a serem realizadas durante as 80 horas previstas nesta disciplina, constam 15 horas de atividades extensionistas. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ATKINS, P. JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001.

HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2005.

MENDHAM, J. Vogel: Análise Química Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

KOTZ, J.C.; TREICHEL JUNIOR, P. Química e Reações Químicas. Rio de Janeiro: LTC, 2002. 

OHLWEILER, O. A. Química Analítica Quantitativa. Rio de Janeiro: LTC, 1974.

SKOOG, D.A.; WEST, D.M; HOLLER, F. J. Fundamentals of Analytical Chemistry. Orlando: Saunders College Publishing, 1996.

VAITSMAN, D.S.; BITTENCOURT, O. A. Ensaios Químicos Qualitativos. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

VOGEL, A. Química Analítica Qualitativa. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1981.