Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EDXATAS E DA TERRA

Disciplina: Mecanismos de Reações Orgânicas

Código: 10-172

Carga Horária: 40h

Créditos: 02

Pré-Requistos: 10-170

Co-requisitos:

 

EMENTA

Mecanismos de reações orgânicas: Substituição, Eliminação, Adição, Condensação e Reações de oxirredução.  

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidade para compreensão dos eventos que ocorrem durante uma reação de síntese orgânica através do conhecimento avançado dos principais mecanismos de reações orgânicas que servirão de base para outras disciplinas do Curso, contribuindo para posterior aplicação nas práticas.

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos específicos são apresentados:

- Analisar e compreender os fenômenos químicos por meio de modelos simbólicos;

- Promover a cooperação no estudo em grupo, concentração, atenção e respeito ao grupo nas aulas;

- Compreender as etapas de formação dos intermediários das reações orgânicas;

- Reconhecer diferentes tipos dos mecanismos das reações;

- Compreender o efeito da estrutura química dos substratos sobre a formação dos produtos;

- Ser capaz de prever o resultado de uma síntese e avaliar os efeitos das variáveis que influenciam no rendimento de uma reação;

- Compreender as reações multietapas em termos da velocidade da reação e as energias envolvidas.

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO E ELIMINAÇÃO

Esta unidade visa apresentar diferentes mecanismos das reações de substituição. Desenvolver competência para avaliar reatividade e orientação dos substratos em reações de substituição via radical livre, substituição nucleofílica (alifática e atromática) e eletrofilica (aromática e alifática).

 

Atividade prática 01: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados, leitura dos artigos e discussões em grupo.

TDE 01 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 1.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – REAÇÕES DE ADIÇÃO E OXID-REDUÇÃO

Desenvolver noções sobre os mecanismos de reações de adição via radical livre, adição nucleofílica e eletrofílica. Reconhecer as diferenças entre elas e os fatores que afetam os rendimentos. Desenvolver noções sobre princípios básicos de reações de oxirredução de compostos orgânicos.

 

Atividade prática 02: Realização de seminários trazendo e socializando informações sobre produção industrial de principais classes de compostos orgânicos (ácidos, álcoois, ésteres entre outros) desenvolvendo competência de análise e síntese das informações.

TDE 02 – Será desenvolvido em complementação às demais atividades da disciplina, visando a consolidação dos conhecimentos e competências pretendidas. Este TDE será orientado mediante as Normas Para Inovação Acadêmica - Graduação Ativa, envolvendo os conteúdos da Unidade 2.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas as aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;

A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;

As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros conforme normativas da Reitoria para Graduação Ativa.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. Química orgânica 1 e 2.  Rio de Janeiro: LTC, 2005.

PELISSON, M. M.M. Mecanismos de reações orgânicas. Poliedro, 2004

BRUICE, P.Y. Química orgânica. São Paula: Pearson Prentice Hall, 2006

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALLINGER, N.L., CAVA, M.P. JONGH, D.C., JOHNSON, C.R., LEBEL, N.A., STEVENS, C.L. Química Orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1976.

MORRISON, Robert T; BOYD, Robert Neilson; SILVA, M. Alves da (Trad.). Química orgânica. 13. ed. Lisboa (Portugal): Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

FONSECA, Martha Reis Marques. Química orgânica. São Paulo: FTD, 1992.

GALLO NETTO, Carmo. Química: da teoria à realidade. São Paulo: Scipione, 1995.

QUIÑOÁ, Emilio; RIGUERA, Ricardo. Questões e exercícios de química orgânica: um guia de estudo e auto avaliação. São Paulo: Makron Books, 1995.

 

Notícias do Curso

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