Plano de Ensino

Engenharia de Alimentos

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EDXATAS E DA TERRA

Disciplina: Estrutura e Propriedades de Compostos Orgânicos

Código: 10-170

Carga Horária: 80h

Créditos: 04

Pré-Requistos:

Co-requisitos:

 

 

EMENTA

Compostos orgânicos: características estruturais, hibridização, geometria molecular, isomeria e fundamentos de esterioquímica. Principais técnicas de extração, separação e purificação de compostos orgânicas. Métodos de destilação.  

 

OBJETIVOS

A disciplina visa desenvolver habilidade para compreensão da fundamentação teórica sobre a química do carbono bem como desenvolver habilidades práticas de montagem e utilização de aparatos empregados em laboratórios industriais e de pesquisa em química orgânica.

Buscando-se atender essas competências, os seguintes objetivos específicos são apresentados:

- Desenvolver a autonomia no que tange o estudo, a interpretação, a compreensão, discussão e a solução de problemas;

- Analisar e compreender os fenômenos químicos por meio de modelos simbólicos, verificados e validados por experimentação;

- Promover a cooperação no estudo em grupo, concentração, atenção e respeito ao grupo nas aulas;

- Compreender a importância do conhecimento da geometria molecular nas propriedades físicas e químicas de moléculas orgânicas;

- Reconhecer as diferenças entre os isômeros;

- Reconhecer as principais funções orgânicas e suas propriedades;

- Reconhecer moléculas orgânicas como ácidos ou bases através das teorias de Lowry-Brönsted e de Lewis

- Conhecer as principais práticas de rotinas em laboratórios de química orgânica;

 

CONTEÚDOS CURRICULARES

UNIDADE DE ENSINO 01 – INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA

Esta unidade visa apresentar os principais conceitos e leis da química orgânica. Teoria de Kekuié, hibridizações, formação de cadeias. Revisar a nomenclatura das funções orgânicas e diferentes tipos de fórmulas estruturais usadas para apresentação de compostos. Desenvolver competência para a interpretação das fórmulas estruturais de compostos orgânicos quanto as suas propriedades físicas (polaridade, solubilidades em um dado solvente, pontos de fusão e ebulição).

 

Atividade prática: Realização de exercícios de fixação dos conteúdos trabalhados.

TDE 01 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 01.

 

UNIDADE DE ENSINO 02 – ISOMERIA E PROPRIEDADES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

Desenvolver noções sobre conceitos de isomeria e sua classificação. Definir, interpretar, diferenciar, classificar e representar os isômeros constitucionais (planos). Reconhecer as diferenças entre estereoisômeros (ópticos e geométricos) assim como aprender a nomenclatura, propriedade físicas e biológicas dos estereoisômeros em geral. Reconhecer moléculas quirais: enantiômeros, elementos de simetria, sistemas R/S. Desenvolver noções sobre princípios básicos de esterioquímica e análise conformacional.

 

Atividade prática: Realizar, com segurança, operações de rotina com a vidraria e equipamentos de laboratório que possibilitem compreensão de diferentes processos extrativos.

TDE 02 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 02.

 

UNIDADE DE ENSINO 03 – UMA INTRODUÇÃO ÀS REAÇÕES ORGÂNICAS: ÁCIDOS E BASES

Desenvolver noções sobre a estrutura e reatividade: homólise e heterólise de ligações de carbono, formação de radicais, carbocátions e carboânions. Reconhecer compostos orgânicos como ácidos e bases segundo as teorias de Brönsted- Lowry e de Lewis assim como os fatores que influenciam na força de ácidos e bases orgânicas.

 

TDE 03 – Atividade conforme normatização envolvendo os conteúdos da Unidade 03.

Atividade prática: Realizar diferentes experimentos de separação de misturas através de técnicas cromatográficas e de destilação.

 

METODOLOGIA

Visando desenvolver competências apresentadas as aulas terão a participação ativa do aluno na construção do conhecimento e serão adotadas as seguintes metodologias:

Aulas teóricas e expositivas com utilização de recursos audiovisuais e questionamentos, discussão e debates;

Aulas práticas sobre os conteúdos ministrados na teoria;

A leitura, interpretação e elaboração de textos serão trabalhados em sala de aula como temas transversais;

As aulas transcorrerão de maneira interativa com os alunos em que ambos são agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem;

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem a aprendizagem. Buscar-se-á interação constante com os alunos;

As atividades relacionadas ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) totalizará 20h e poderá constar com exercícios de fixação, pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades práticas, elaboração de relatórios, visitas técnicas entre outros conforme normativas da Reitoria para Graduação Ativa.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina se propõe a verificar se as competências propostas neste plano de ensino foram desenvolvidas pelo acadêmico. O processo de avaliação será de forma progressiva e cumulativa do conhecimento, mediante verificações parciais ao longo do período letivo sob a forma de provas, exercícios, trabalhos acadêmicos, arguições, seminários e/ou relatos de atividades práticas.

O processo de avaliação ocorrerá da seguinte maneira:

No mínimo duas avaliações que versará com questões objetivas e ou discursivas com peso 8,0 e Trabalhos Discente Efetivo (TDE) peso 2,0.

 

BIBLIOGRAFIA

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOLOMONS, T. W. Graham; FRYHLE, Craig B. Química orgânica 1.  Rio de Janeiro: LTC, 2005.

MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Química Orgânica. Lisboa: Gulbonkian, 1997.

BRUICE, P.Y. Química orgânica. São Paula: Pearson Prentice Hall, 2006

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MORRISON, R. T.; BOYD, R. N. Química Orgânica. Lisboa: Gulbonkian, 1997.

MCMURRY, J. Química orgânica. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

BARBOSA, L. C. de Almeida. Química orgânica: uma introdução para as Ciências Agrárias e Biológicas. Viçosa: Universidade Federal de Viçosa, 1998.

QUIÑOÁ, E.; RIGUERA, R. Questões e exercícios de química orgânica: um guia de estudo e auto-avaliação. São Paulo: Makron Books, 1995

DEMUNER, Antônio Jacinto et al. Experimentos de química orgânica. Viçosa: UFV, 2000.