Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

Disciplina: Inglês Instrumental I -A

Código: 81-380

Carga Horária: 40h       N° de Créditos: 02

Créditos: 02

 

EMENTA

Introdução à língua inglesa e suas particularidades nas atividades jurídicas. Estruturação do texto e terminologia própria de textos, contratos e outros documentos jurídicos redigidos na língua inglesa. Fundamentação e argumentação retórica como estratégias textuais.

 

OBJETIVO

- Estudar e elaborar textos e documentos jurídicos em língua inglês.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 A linguagem jurídica e suas particularidades

3.2 Estruturação do texto e aprofundamento vocabular

3.3 Fundamentos e argumentos de retórica: estratégias para o texto

 

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de metodologias diversas (ativa e tradicional), que se complementam umas às outras, de forma a propiciar ao aluno múltiplas ferramentas de aprendizagem. As aulas expositivas serão dialogadas, utilizando-se recursos audiovisuais, seminários, estudos dirigidos, desenvolvimento e apresentação de trabalhos individuais e em grupos, atividades em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e sala virtual (classroom e outras). Ao Trabalho Discente Efetivo (TDE) serão destinadas 10h (1/2 crédito) da disciplina, integrado de atividades teórico-práticas supervisionadas e será desenvolvido por meio de leitura de textos, elaboração de resenhas, fichamentos, vídeos, podcasts, dentre outros elementos, conforme Resolução nº 2750/CUN/2020.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

Ca´rnio, Thai´s Ci´ntia. Dicionário jurídico de termos contratuais: inglês – português. São Paulo: Atlas, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

Hainzenreder, Larissa Schmitz et al. Semântica do inglês. Porto Alegre: SAGAH, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

Mello, Maria Chaves de. Dicionário Jurídico portugue^s-ingle^s - ingle^s-portugue^s. 9 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2009. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DICIONÁRIO OXFORD Escolar: Para estudantes brasileiros de Inglês. New York: Oxford University Press, 2007.

MARTÍNEZ, Ron. Como escrever tudo em inglês: escreva a coisa certa em qualquer situação. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MUNHOZ, R. Inglês Instrumental: estratégias de leitura, módulo II. São Paulo: Texto Novo, 2005.

PEREIRA, Carlos Augusto. Inglês essencial para concursos: vocabulary build-up, construção do vocabulário. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2015. (biblioteca virtual).

TORRES, Nelson. Gramática prática da língua inglesa. 10. ed. São Paulo: Saraiva, 2007.