Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO

CIÊNCIAS HUMANAS

DISCIPLINA:

SOCIOLOGIA I

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

70-1107

CARGA HORÁRIA:

40 horas

Nº CRÉDITOS:

02

 

1 EMENTA

Estuda os principais conceitos de modo amplo e geral numa perspectiva sociológica de análise do espaço sociocultural, organização e estrutura de classes na sociedade, bem como suas principais instituições.

 

2 OBJETIVO

Compreender os fundamentos teóricos dos fenômenos sociológicos na sociedade contemporânea a partir dos clássicos.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 Sociologia: Introdução ao Estudo da Sociedade

3.2 Definição, evolução histórica e pertinência da Sociologia no universo acadêmico.

3.3 O Pensamento Sociológico Clássico

3.4 As contribuições de Comte, Durkheim, Weber e Marx;

3.5 Correntes do pensamento sociológico contemporâneo;

3.6 O pensamento sociológico brasileiro.

3.7 Estrutura e Organização Social

3.8 Modos de produção;

3.9 Instituições sociais (Família, Religião, Estado, Escola, Partidos Políticos, Sindicatos; ONGs);

3.10 Dinâmica social: controle, mudanças e transformações sociais;

3.11 A organização do trabalho e a produção cultural

3.12 A distribuição dos produtos do trabalho e da cultura

3.13. Trabalho e Sociedade no Sistema Capitalista

3.14 Classes sociais: origem, conceito, luta de classes na sociedade capitalista e estrutura de classes no Brasil;

3.15 Aparelhos ideológicos do Estado

3.16 Movimentos Sociais e desenvolvimento da cidadania.

3.17 Temas Atuais / Emergentes

3.18 Comunicação e Sociedade

3.19 Questão étnico-racial, cultura e história afrodescendente e indígena;

3.20 Sustentabilidade planetária e meio ambiente;

3.21 Sexualidade e gênero;

3.22 Sociedade e tecnologias;

3.23 Pobreza, Exclusão e bem estar social, desigualdade global;

3.24 Democracia e Direitos Humanos.

 

4 METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa.

No Campus de Erechim, Cerro Largo, Frederico Westphalen, Santiago e São Luiz Gonzaga, na oferta em On-line o processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas.  Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei nº 1.134/2016.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

Na oferta da disciplina On-line, seguindo o sistema de avaliação da disciplina com determina o Regimento Interno da IES na Resolução nº 2318/CUN/2017 - CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art. 85/92, para atender este novo modelo acadêmico, além do previsto no Regimento, os resultados dos acadêmicos devem ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representando: I - 20% - Trabalhos do Docente; II - 20% - Fórum Avaliativo; III - 60% - Prova Presencial, conforme previsto na Resolução nº 2736/CUN/2019, item 5.3.1 que trata da avaliação das disciplinas on-line.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FARIA, José Eduardo. Sociologia Jurídica: direito e conjuntura. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de Sociologia Jurídica. 15. ed. - São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, Felipe Gonçalves; RODRIGUEZ, José Rodrigo. (Coords.). Manual de sociologia jurídica. 3. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CASTRO, Celso. Textos Básicos de Sociologia: De Karl Marx e Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

DIAS, Reinaldo. Sociologia do direito: a abordagem do fenômeno jurídico como fato social. 2. ed. Sa~o Paulo: Atlas, 2014. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 1992. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SCURO NETO, Pedro. Sociologia geral e jurídica: a era do Direito Cativo. 8 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ZIPPELIUS, Reinhold. Sociologia do direito e do Estado: noções fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.