1 EMENTA Estudo da filosofia, sua existência e essência, metodologia e conteúdo, através dos caminhos da reflexão crítica, ampla e profunda. Discute o que tem sido filosofia com atitudes e interpretação do mundo. Trata, ainda, da filosofia histórica e de nosso tempo, a partir da reflexão sobre questões que deem conta da contextualização do mundo contemporâneo (ética, política, justiça, solidariedade, educação, estética, relações de poder e questões pertinentes, tendo em vista a conjuntura histórica, a natureza do curso e as necessidades dos/as acadêmicos/as) bem como, introduz o estudo do movimento filosófico que sustenta as contradições do tempo presente.
2 OBJETIVO Oportunizar ao aluno uma reflexão mais profunda sobre os problemas que cercam o homem em todos os campos. Estimular e criar uma visão mais ampla e crítica do contexto no qual o aluno está inserido. Buscar alternativas criativas diante das dificuldades que se apresentam na vida e no campo do conhecimento e em sua área de atuação profissional.
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3.1 Papel da filosofia nos cursos universitários; 3.2 Caracterização da filosofia; 3.3 Necessidade da reflexão filosófica; 3.4 A Filosofia e os grandes temas da sociedade e do homem; 3.5 Histórico Da Filosofia: 3.6 Autores mais expressivos; 3.7 Concepção de homem nestes autores; 3.8 Filosofia Política: O que é política; 3.9 Concepções de política e principais representantes: Liberalismo, Positivismo, Marxismo, Existencialismo, Neoliberalismo; Política, Estado e liberdade; 3.10 A política nas sociedades contemporâneas. 3.11 Epistemologia do Conhecimento: Racionalismo; Idealismo; Empirismo; Criticismo; Paradigmas emergentes. 3.12 Formas de Conhecimento: Mítico; Teológico; Filosófico; Científico; Comum. 3.13 Ciência, Ideologia, Ética e Estética: 3.14 Definições e relações: Ciência, ideologia, ética e estética; 3.15 Princípios fundamentais da ciência, ética e estética; 3.16 Cultura, sociedade, linguagem e trabalho humano; 3.17 Filosofia, Modernidade e Pós-Modernidade.
4 METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa. Nos Campus de Cerro Largo, Frederico Westphalen, Santiago e São Luiz Gonzaga, na oferta em On-line o processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei nº 1.134/2016.
5 AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário. Na oferta da disciplina On-line, seguindo o sistema de avaliação da disciplina com determina o Regimento Interno da IES na Resolução nº 2318/CUN/2017 - CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art. 85/92, para atender este novo modelo acadêmico, além do previsto no Regimento, os resultados dos acadêmicos devem ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representando: I - 20% - Trabalhos do Docente; II - 20% - Fórum Avaliativo; III - 60% - Prova Presencial, conforme previsto na Resolução nº 2736/CUN/2019, item 5.3.1 que trata da avaliação das disciplinas on-line.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA ASSIS, Olney Queiroz. KÜMPEL, Vitor Frederico. Manual de Antropologia Jurídica. São Paulo: Saraiva: 2011. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. MASCARO, Alysson Leandro. Filoso?a do Direito. 7. ed. - São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. NADER, P. Filosofia do direito. Rio de janeiro: Forense, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ADEODATO, Joa~o Mauri´cio. Filosofia do direito: uma crítica a` verdade na ética e nacie^ncia (em contraposic¸a~o a` ontologia de Nicolai Hartmann). 5 ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. CARNIO, Henrique Garbellini. Direito e Antropologia: reflexões sobre a origem do Direito a partir de Kelsen e Nietzsche. Sa~o Paulo: Saraiva, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. MARCONDES, Danilo; STRUCHINER, Noel. Textos básicos de Filosofia do Direito: de Platão a Frederick Schauer. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. MASCARO, Alysson Leandro. Filosofia do direito e filosofia política: a justiça e´ possível. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. MAQUIAVEL, N. O príncipe. Porto Alegre: L & PM, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
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