1 EMENTA Estudo do pensamento ao longo do tempo e da realidade histórico-social. Análise dos questionamentos e temáticas que percorrem a história juntamente com o ser humano e seu comportamento. Evolução histórica dos pensamentos filosófico, sociológico e antropológico.
2 OBJETIVO A disciplina tem como objetivo apresentar as discussões que fluem ao longo da história e que se transformam de acordo com a percepção e entendimento de cada época. Busca fomentar o pensamento crítico e reflexivo acerca de questões históricas, sociais e filosóficas. Contribui para a solidificação argumentativa do acadêmico.
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3.1 Conceito, objeto e metodologia da História das Ideias 3.2 As questões perenes: Deus, Natureza, Homem, Sociedade e História 3.3 O pensamento na Grécia antiga: Sofistas, Platão e Aristóteles 3.4 O pensamento romano 3.5 As ideias no período medieval: o cristianismo, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino 3.6 Século XVI e XVII: A modernidade: o pensamento político e econômico do absolutismo e do liberalismo 3.7 Século XVIII: A ciência moderna; a Revolução industrial e a consolidação do capitalismo 3.8 Século XIX: Positivismo, materialismo, marxismo; darwinismo 3.9 Século XX: O Estado de bem estar social; A sociedade do nosso tempo: sociedade líquida/sociedade de risco/sociedade pós-industrial/sociedade neoliberal
4 METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa. No Campus de Erechim e Frederico Westphalen e Santiago, na oferta em On-line o processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseadas na Lei nº 1.134/2016.
5 AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário. Na oferta da disciplina On-line, seguindo o sistema de avaliação da disciplina com determina o Regimento Interno da IES na Resolução nº 2318/CUN/2017 - CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art. 85/92, para atender este novo modelo acadêmico, além do previsto no Regimento, os resultados dos acadêmicos devem ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representando: I - 20% - Trabalhos do Docente; II - 20% - Fórum Avaliativo; III - 60% - Prova Presencial, conforme previsto na Resolução nº 2736/CUN/2019, item 5.3.1 que trata da avaliação das disciplinas on-line.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA MARCONDES, Danilo. Iniciação à História da Filosofia: Dos pré-socráticos a Wittgenstein. 13ª edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: Zahar, 2007. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. SILVA, Felipe Gonçalves; RODRIGUEZ, Rodrigo (orgs.). Manual de sociologia jurídica 3. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. SOARES, Ricardo Maurício Freire. Sociologia e antropologia do direito. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR ROUSSEAU, Jean-Jacques. Discurso sobre as ciências e as artes. Lisboa: Edições 70, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. ASSIS, Olney Queiroz; KÜMPEL, Vitor Frederico. Manual de antropologia jurídica. São Paulo: Saraiva, 2011. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. AGOAS, Frederico. História das ideias, história das ciências humanas e sociologia do conhecimento. Hist. cienc. Saúde-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, p. 465-482, Apr. 2017. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. BARROS, José D’Assunção. História cultural e história das ideias, Cultura, vol. 21, 2005. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. GAUER, Ruth M. Chittó. Conhecimento e Aceleração (mito, verdade e tempo). In: Revista de História das Ideias: História e verdade(s). Vol 23, 2002. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
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