Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA

TRABALHO DE CURSO II 

CÓDIGO DA DISCIPLINA

 60-1221

CARGA HORÁRIA

40 horas

Nº CRÉDITOS

02

 

1 EMENTA

Desenvolvimento e apresentação do trabalho de conclusão de curso, tendo como base os conhecimentos construídos durante o curso e complementados com a investigação no decorrer do trabalho.

 

2 OBJETIVO

Examinar a exposição lógica e oral, através de banca examinadora, que será constituída por professores do colegiado, bem como, poderá ser composta com a participação de outro profissional da área jurídica.

Verificar o domínio claro e seguro dos objetivos e processos de desenvolvimento do trabalho, bem como, a objetividade na argumentação das respostas às questões que lhe forem propostas pela banca avaliadora.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 Desenvolvimento do Texto do Trabalho de Curso - TC.

3.2 Acompanhamento da redação e dos problemas da pesquisa apontados no trabalho.

3.3 Apresentação perante banca avaliadora.

 

4. METODOLOGIA

Durante o semestre, o aluno desenvolverá um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do tipo monográfico e/ou manuscrito e/ou artigo científico conforme normas técnicas de publicação e apresentado em sua versão final conforme o Regulamento da Disciplina. O TCC deverá ser orientado por um professor do curso dentro das linhas de pesquisa do departamento. Esta disciplina será ministrada conforme a RESOLUÇÃO Nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, conforme  a Lei 1. 134/2016 utilizando ferramentas síncronas e assíncronas

 

5. AVALIAÇÃO

Conforme manual das disciplinas de Trabalho de Conclusão de Curso I e II,  avaliação dos alunos levará em conta todo o processo, que incorpora a avaliação de atitudes dos alunos em relação à aprendizagem, o cumprimento dos elementos propostos pelo projeto do Trabalho de Curso, cumprimento das datas de entrega e pela prática investigativa assumida. Examinará a exposição lógica e oral, através de banca examinadora, que será constituída por professores do colegiado, bem como, poderá ser composta com a participação de outro profissional da área jurídica. Levará em consideração o domínio claro e seguro dos objetivos e processos de desenvolvimento do trabalho, bem como, a objetividade na argumentação das respostas às questões que lhe forem propostas pela banca avaliadora.

 

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia cientifica no caminho de Habermas, 7ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2009. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

FURASTÉ, Pedro Augusto. Normas técnicas para o trabalho científico: que todo mundo pode saber inclusive você. 11. ed., atual. e ampl. Porto Alegre, 2014. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LAKATOS, Eva Maria.; MARCONI, Marina Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projetos e relatórios, publicações e trabalhos científicos. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2011. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

PEREIRA DE C., SILVIA.  Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. Editora Saraiva, 2019.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

FEFERBAUM, Rabelo. Marina; QUEIROZ, Rafael M. Metodologia de Pesquisa em Direito: Técnicas e abordagens para elaboração de monografias, dissertações e teses. Editora Saraiva, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MANZANO, André Luiz Navarro Garcia; MANZANO, Maria Isabel N. TCC - Trabalho de Conclusão de Curso: Utilizando o Microsoft Word 2013. Editora Saraiva, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

MEZZAROBA, Orides. Manual de metodologia da pesquisa no direito, 7ª edição.  Editora Saraiva, 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SANTOS, Pedro Santos dos.  Kienen, Nádia; Castiñeira, Maria Inés. Metodologia da Pesquisa Social: Proposta de um Problema para Redação e Apresentação do Relatório. Grupo GEN, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SERVILHA, Orides; Claudia; M. Manual de Metodologia da Pesquisa no Direito. Editora Saraiva, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.