Plano de Ensino

Direito

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

DISCIPLINA:

SOCIOLOGIA JURÍDICA

CÓDIGO DA DISCIPLINA:

60-1217

CARGA HORÁRIA:

40 horas

Nº CRÉDITOS:

02

 

1 EMENTA

A sociedade como fonte do Direito. As escolas sociológicas. Os movimentos sociais. Direito, Cultura, Estado e Sociedade.

 

2 OBJETIVO

Estudar os fundamentos do direito como fato social e do desenvolvimento da sociedade.

 

3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

3.1 Introdução ao Estudo da Sociologia

3.2 O direito como fato social

3.3 Direito e cultura

3.4 Globalização e Direito

3.5 A revolução cultural e social contemporânea

3.6 A noção de justiça e sua significação sociológica

3.7 A pós-modernidade e as novas tendências da Sociologia Jurídica

 

4 METODOLOGIA

O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa.

 

5 AVALIAÇÃO

A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FARIA, José Eduardo. Sociologia Jurídica: direito e conjuntura. 2ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de Sociologia Jurídica. 15. ed. - São Paulo: Atlas, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SILVA, Felipe Gonçalves; RODRIGUEZ, José Rodrigo. (Coords.). Manual de sociologia jurídica. 3. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

  

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CASTRO, Celso. Textos Básicos de Sociologia: De Karl Marx e Zygmunt Bauman. Rio de Janeiro: Zahar, 2015. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

DIAS, Reinaldo. Sociologia do direito: a abordagem do fenômeno jurídico como fato social. 2. ed. Sa~o Paulo: Atlas, 2014. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

LAKATOS, Eva Maria. Sociologia Geral. São Paulo: Atlas, 1992. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

SCURO NETO, Pedro. Sociologia geral e jurídica: a era do Direito Cativo. 8 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2019. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.

ZIPPELIUS, Reinhold. Sociologia do direito e do Estado: noções fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2016. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.