1 EMENTA O autoconhecimento e as suas manifestações exteriores.
2 OBJETIVO Enriquecer a cultura do estudante a respeito de conhecimentos e práticas que visam conduzir à felicidade e ao bem viver; Colaborar com o autoconhecimento do estudante; Diminuir a conflitualidade social; Promover uma cultura da auto responsabilidade, individual e coletiva, que repercuta em todas as relações do indivíduo - familiares, sociais e profissionais; Contribuir para a manifestação dos dons e talentos do estudante.
3 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 3.1 O autoconhecimento e as suas manifestações exteriores 3.2 A relevância das relações interpessoais 3.3 A empatia e seus desdobramentos 3.4 A felicidade enquanto prioridade
4 METODOLOGIA O processo ensino aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo, priorizando os cenários com aulas expositivas e dialogadas, bem como metodologias ativas de aprendizagem. Esta disciplina será ministrada diversificando e flexibilizando as atividades acadêmico-pedagógicas, distribuindo as horas de trabalho dos estudantes em aulas presenciais, não presenciais e atividades complementares levando em consideração o conceito de hora-aula constante da Resolução do Conselho Nacional de Educação (Resolução nº 3, de 2 de julho de 2007) conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa. No Campus de Erechim, Frederico Westphalen e Santiago, na oferta em On-line o processo ensino aprendizagem será desenvolvida a partir de uma metodologia ativa, que compreende os processos de aprendizagem a partir da relação entre os conhecimentos construídos na Universidade e nos diferentes espaços e tempos, com o uso de ferramentas síncronas e assíncronas, com plataforma de aprendizagem que possibilita a realização dos percursos de aprendizagem nas aulas. Esta disciplina será ministrada conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa, baseada na Lei nº 1.134/2016.
5 AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será composta por dois eixos básicos, sendo o primeiro relacionado às atividades de sala de aula, as quais terão um peso de 80% (oitenta por cento) da nota final, e o segundo relacionado ao TDE, com peso equivalente a 20% (vinte por cento) da nota final. Os instrumentos e critérios de avaliação individual do aluno englobarão provas, trabalhos individuais e em grupos, seminários, apresentação das atividades desenvolvidas no TDE, capacidade argumentativa, oratória, profundidade do conhecimento, disciplina, pontualidade nas aulas e no cumprimento de prazos estabelecidos, bem como a honestidade acadêmica. A partir da utilização das metodologias ativas o processo avaliativo será contínuo ao longo do semestre letivo, de modo a propiciar o acompanhamento da evolução, participação e crescimento, cognitivo, técnico e comportamental do aluno, viabilizando o redirecionamento metodológico educativo quando necessário. Na oferta da disciplina On-line, seguindo o sistema de avaliação da disciplina com determina o Regimento Interno da IES na Resolução nº 2318/CUN/2017 - CAPÍTULO XI, Subseção VII, Art. 85/92, para atender este novo modelo acadêmico, além do previsto no Regimento, os resultados dos acadêmicos devem ser expressos em pontos acumulados de zero (0) a dez (10), representando: I - 20% - Trabalhos do Docente; II - 20% - Fórum Avaliativo; III - 60% - Prova Presencial, conforme previsto na Resolução nº 2736/CUN/2019, item 5.3.1 que trata da avaliação das disciplinas on-line.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAPRA, Fritjof. O Ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. ROSENBLUM, Bruce; KUTTNER, Fred. O enigma quântico: o encontro da física com a consciência. Rio de Janeiro: Zahar. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. SANDLER, Paulo Cesar; SAPIENZA, Antônio; FRANCO FILHO, Odilon de Mello. Inquietações ↔ serenidade: efeitos a longo prazo das contribuições de Bion. São Paulo: Blucher, 2018. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GERMER, Christopher K., SIEGEL, Ronald D., FULTON, Paul R. Mindfulness e psicoterapia. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. Gross, Marcos. Dicas práticas de comunicação: boas ideias para os relacionamentos e os negócios. 1. ed. São Paulo: Trevisan Editora, 2013. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. HELMAN, Cecil G. Cultura, saúde e doença. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. LEAHY, Robert L. Vença a depressão antes que ela vença você. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>. RANGÉ, Bernard & colaboradores. Psicoterapias cognitivo-comportamentais: um diálogo com a psiquiatria. Porto Alegre: Artmed. Disponível em: <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/>.
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