DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES Disciplina: FTM DE LEITURA E ESCRITA I Código: 80-336 Carga Horária: 80 (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04
1. EMENTA: Fundamentação da questão histórico-social da leitura e escrita. Abordagem da psicolinguística para o estudo da aquisição da leitura e escrita. A lecto-escrita como forma de expressão e comunicação. Inter-relação entre oralidade e escrita; Tendências epistemológicas e o processo de alfabetização. Análise dos métodos de Alfabetização.
2. OBJETIVO: Analisar as concepções de alfabetização e letramento a partir da trajetória histórico-cultural e das novas perspectivas do processo de aquisição da leitura e escrita, intencionando ampliar o conhecimento acerca da alfabetização, assim como compreender como se desenvolve a competência linguística de crianças de 0 a 5 anos, através do estudo dos princípios teórico-metodológicos.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: - Alfabetismo/analfabetismo e letramento - A leitura e a escrita na educação infantil, nos anos iniciais e na modalidade de educação de jovens e adultos: a escrita e o ato de ler; - Pressupostos teóricos que fundamentam as metodologias (inatismo, apriorismo, empirismo, ambientalismo, construtivismo piagetiano, sócio-interacionismo) - Consciência Fonológica e as interlocuções com a alfabetização - Psicogênese da língua escrita e suas consequências na prática educativa - A função do educador e do ambiente alfabetizador no processo de construção da linguagem escrita
4. METODOLOGIA: A metodologia de trabalho tem por base uma concepção dialética de construção do conhecimento, utilizando-se de estratégias variadas de ensino com vistas a atender as questões da acessibilidade pedagógica. A fundamentação teórica será formada a partir de leituras, debates, pesquisas, observações e participação de práticas, análise de livros e textos, da construção de material didático-pedagógico, assim como da socialização de experiências vivenciadas.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina. |
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. 6 ed. São Paulo: Scipione, 2009. FERREIRO, Emília. Com todas as letras. São Paulo: Cortez,1992. TEBEROSKY, Ana. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.
7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez,1993. _________ Emília. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1985. KLEIMAN, A. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Revista Signo, v. 32 n. 53, p. 1-25, 2007. LEITE, Sérgio Antonio da Silva; LEITE, Sérgio Antonio da Silva; COLELLO, Silvia M. Gasparian. Alfabetização e letramento: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2010. MOLL, Jaqueline. Alfabetização possível: reinventando o ensinar e o aprender. Porto Alegre: Mediação, 2008.
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