Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR III - PEDAGOGIA

Código: 70-1077

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h)  (Prática: 30h)  

Nº de Créditos: 3

 

1. EMENTA:

Desenvolvimento e apresentação de projeto interdisciplinar, envolvendo as diferentes disciplinas do Curso de Pedagogia. Inserção do acadêmico no ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento de um estudo integrador e interdisciplinar.

 

2. OBJETIVOS:

Desenvolver competências e habilidades em educação, de modo inovador, científico, empreendedor e interdisciplinar, permitindo a integração teoria-prática, o trabalho em equipe e o aprendizado autônomo, bem como, a construção de uma visão sistêmica à problematização e contextualização de problemas reais do cotidiano educacional. Objetiva-se, ainda, compreender o papel do pedagogo frente às realidades educacionais, sua atuação teórica e prática nos diferentes contextos educacionais e a sua importância enquanto agente transformador das realidades sociais dos sujeitos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição, em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares das diferentes disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia.

 

4. METODOLOGIA:

O Projeto Integrador III será desenvolvido por meio da integração e aplicação teórica e prática de conteúdos das áreas de:

  1. Avaliação Escolar I
  2. FTM de Leitura e escrita I
  3. Didática Geral
  4. Diversidade e Inclusão na Educação I
  5. Educação em Diferentes espaços I
  6. Prática de Ensino PED IV- A (Atuação do Pedagogo em espaços não escolares)
  7. Demais disciplinas dos semestres anteriores

O processo de ensino-aprendizagem reconhecerá o acadêmico como sujeito ativo e participativo com o desenvolvimento de aprendizagem autônoma priorizando o trabalho interdisciplinar, o ensino problematizado e contextualizado e a Integração com o mundo de trabalho mediante acompanhamento, orientação e avaliação docente conforme a Resolução nº 2736/CUN/2019- que dispõe sobre normas para a inovação acadêmica - Graduação Ativa. Serão adotadas estratégias metodológicas ativas de ensino e aprendizagem, com resolução de problemas do contexto educacional, priorizando o desenvolvimento crítico do acadêmico e seu crescimento pessoal e profissional.

 

5. AVALIAÇÃO:

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI), o Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIBANEO, José Carlos. Didática. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2013.

LOPES, Maura Corcini; HATTGE, Morgana Domênica (org). Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

PARK; Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro. Educação Não-Formal: Contextos, percurssos e sujeitos. Holambra/SP: Editora Setembro, 2009.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

IMBERNÓN. Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. Ed, São Paulo: Cortez, 2011.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Autores associados: Campinas, SP, 14. ed., 2002.

STRECK, Danilo R. Pedagogia no encontro de tempos: ensaios inspirados em Paulo Freire. Petrópolis: Vozes, 2001, 136p.

TEBEROSKY, Ana. Aprender a ler e a escrever: uma proposta construtivista. Porto Alegre: Artmed, 2003.

 

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