Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO PED IV-A

Código: 70-1076

Carga Horária: 30h (20 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Envolvimento na dinâmica educacional não escolar, observando, identificando e analisando as possibilidades de atuação do pedagogo nos diversos setores dos espaços institucionais, estabelecendo relações teórico–práticas da educação.

 

2. OBJETIVO:

Identificar as possibilidades de atuação do pedagogo nos espaços institucionais não escolares, adquirindo um conhecimento multidimensional da atividade pedagógica.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- A Sociedade aprendente.

- Os espaços não-escolares de aprendizagem e a atuação do pedagogo.

- Identidade e diversidade de atuação do pedagogo, nos diversos espaços não-escolares.

 

4. METODOLOGIA:

Visita a Instituições não escolares para verificar as possibilidades de atuação do pedagogo, através de diálogo e entrevista com os diversos setores do espaço visitado. Planejamento e aplicação de uma prática educativa nesse espaço com vistas a exercitar atividades pedagógicas em diferentes espaços de aprendizagem. Elaboração e apresentação do Artigo Científico da visita. A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação partirá do envolvimento dos alunos na atividade a ser desenvolvida por meio da prática de ensino, a partir do olhar dos acadêmicos sobre espaços não-escolares de aprendizagem e a atuação do pedagogo. Reconhecer a aplicação dos saberes do pedagogo nos espaços não-escolares. Elaboração e apresentação do Artigo Científico.  Organização do Seminário. A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Educação: do senso comum à consciência filosófica. Autores associados: Campinas, SP, 14. ed., 2002.

SUCHODOLSKI, Bogdan. A Pedagogia e as grandes correntes filosóficas: A pedagogia da essência e a pedagogia da existência. Centauro: São Paulo, 2002.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

PIMENTA, S. G. Pedagogia Ciência Da Educação? São Paulo: Cortez, 2002.

BRZEZINSKI, Iria. Pedagogia, pedagogos e a formação de professores: busca e movimento. 2.ed. Campinas, Papirus, 2000, 247 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002, 165 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1998.

STRECK, Danilo R. Pedagogia no encontro de tempos: ensaios inspirados em Paulo Freire. Petrópolis: Vozes, 2001, 136p.

 

Notícias do Curso

Ver todas