Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

 

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIFERENTES ESPAÇOS I

Código: 70-1075

Carga Horária: 40h (30 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1.EMENTA:

A disciplina apresenta o conceito de Educação em diferentes espaços e as ações desenvolvidas nos espaços não escolares e a sua dimensão relacionada ao planejamento, gestão e avaliação. Legado histórico-político-sócio-cultural da Educação e iniciativas no âmbito de órgãos não-governamentais, sociais, empresariais e saúde, características pedagógicas e sua repercussão social. A atuação do pedagogo em diferentes espaços.

 

2. OBJETIVOS:

- Abordar os principais aspectos teóricos e práticos do processo histórico da Educação em diferentes espaços no Brasil e no mundo, bem como suas implicações para o processo da aprendizagem.

- Conhecer e refletir sobre o conceito da Educação Não Escolar e suas características;

- Conhecer e discutir as diferentes concepções que embasam o processo de ensino-aprendizagem na vertente da educação não escolar;

- Conhecer e refletir o papel do pedagogo no processo e ensino-aprendizagem em diferentes espaços;

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- O processo histórico da Educação em diferentes Espaços no Brasil.

- O lugar da Educação não escolar na política social.

- Implicações, Fundamentos e Metodologia da Educação não escolar.

- Fundamentos Legais da Educação não escolar.

- A educação no âmbito de órgãos não-governamentais, sociais, empresariais e saúde, características pedagógicas e sua repercussão social

-O papel do Pedagogo na educação social, empresarial e saúde.

 

4. METODOLOGIA:

O desenvolvimento da disciplina observará procedimentos metodológicos com a finalidade de desenvolver a reflexão, a problematização do mundo vivido, a análise do pensamento pedagógico à luz das correntes filosóficas, o debate na perspectiva de um processo social emancipador. Exposição dialogada das temáticas; Leitura, análise crítica de textos; Seminários temáticos; Produção de texto e artigo científico

 

5. AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita de forma contínua e terá um caráter de diagnóstico das dificuldades e de assessoramento de superação das mesmas. Participação em atividades de grupos, seminários e debates; Relato de pesquisa e visita a campo; Reflexão lógica e a argumentação de textos escritos.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

GRASCIANI, Maria Estela Santos. Pedagogia Social. Rio de Janeiro: Cortez, 2014

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 4.ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PARK; Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro. Educação Não-Formal: Contextos, percurssos e sujeitos. Holambra/SP: Editora Setembro, 2009.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ASSMANN, Hugo.  Reencantar a Educação. Ruma à sociedade aprendente.  3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

GOHN, Maria da Gloria. Educação não formal e cultura política: impactos sobre o Associativismo do terceiro setor. 3 ed. São Paulo, Cortez, 2001.

LUBIANA, Dalila. Liberdade atrás das grades: Pedagogia Social, Política Pública e Cultura de paz. Curitiba: Appris, 2016.

MATOS, Elizete Lucia Moreira; MUGIATTI, Maria Teixeira de Freitas. Pedagogia Hospitalar: A humanização integrando educação e saúde. 2 ed. Petrópolis. Rio de Janeiro: Vozes. 2007.

RIBEIRO. Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia Empresarial: Atuação do pedagogo na empresa, 4 ed. Rio de Janeiro Wak,2010.

 

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