Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR II - PEDAGOGIA

Código: 70-1071

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h)  (Prática: 30h)   

Nº de Créditos: 3

 

1. EMENTA:

Desenvolvimento e apresentação de projeto interdisciplinar, envolvendo as diferentes disciplinas do Curso de Pedagogia. Inserção do acadêmico no ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento de um estudo integrador e interdisciplinar.

 

2. OBJETIVOS:

Desenvolver competências e habilidades em educação, de modo inovador, científico, empreendedor e interdisciplinar, permitindo a integração teoria-prática, o trabalho em equipe e o aprendizado autônomo, bem como, a construção de uma visão sistêmica à problematização e contextualização de problemas reais do cotidiano educacional. Objetiva-se, ainda, compreender o papel do pedagogo frente às realidades educacionais, sua atuação teórica e prática nos diferentes contextos educacionais e a sua importância enquanto agente transformador das realidades sociais dos sujeitos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição, em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares das diferentes disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia.

 

4. METODOLOGIA:

O Projeto Integrador II será desenvolvido por meio da integração e aplicação teórica e prática de conteúdos das áreas de:

  1. Organização do Trabalho Pedagógico I
  2. Língua Portuguesa: estratégias de leitura e escrita
  3. Psicologia da Aprendizagem I
  4. FTM de Matemática I
  5. Prática de Ensino PED III – A (Atuação do Pedagogo em sala de aula)
  6. Demais disciplinas dos semestres anteriores.

A temática será definida pelo corpo docente das disciplinas supracitadas juntamente com o Núcleo Docente Estruturante do curso em semestre anterior ao desenvolvimento do Projeto Integrador II. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades teóricas e 30h de atividades práticas, em caráter extensionista. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

5. AVALIAÇÃO:

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI), o Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DEMO, Pedro. Educação hoje: 'novas' tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de aprendizagem. São Paulo, EPU, 1999.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2.ed. São Paulo: Libertad, 2002.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortês, 2006.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e Mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

RESENDE, Lucia Maria Gonçalves de; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ((org.)). Escola: espaço político e pedagógico. 5 ed. Campinas: Papirus, 2001.

SACRISTÁN, Gimeno J. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SMOLE, Katia Cristina Stocco. DINIZ, M. I. (orgs.). Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.

 

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