Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO I

Código: 70-1068

Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 2

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Organização do trabalho pedagógico através de Projetos escolares. Prática de planejamento de aula. Rotinas Escolares. A avaliação do trabalho pedagógico.

 

2. OBJETIVO:

Compreender a organização e avaliação do trabalho pedagógico como um princípio educativo, bem como realizar experiências de planejamento de aula através da prática de projetos e rotinas escolares.

 

3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

- Projetos Escolares.

- Planejamento de aula.

- Rotinas Escolares.

- Avaliação do trabalho pedagógico.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6.BIBLIOGRAFIA BÁSICA

HERNANDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. 5ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2.ed. São Paulo: Libertad, 2002.

 

7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudanças na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MEYER, Ivanise Correa Rezende. Brincar e Viver: Projetos em Educação Infantil. São Paulo: Wak, 2003.

RESENDE, Lucia Maria Gonçalves de; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ((org.)). Escola: espaço político e pedagógico. 5 ed. Campinas: Papirus, 2001.

SCARPATO, Marta. (Org). Os Procedimentos de Ensino Fazem a Aula Acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2.ed São Paulo, Libertad, 2002.