DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO I Código: 70-1068 Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE) Número de Créditos: 2 Pré-requisitos:
1. EMENTA:Organização do trabalho pedagógico através de Projetos escolares. Prática de planejamento de aula. Rotinas Escolares. A avaliação do trabalho pedagógico.
2. OBJETIVO:Compreender a organização e avaliação do trabalho pedagógico como um princípio educativo, bem como realizar experiências de planejamento de aula através da prática de projetos e rotinas escolares. 3. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO- Projetos Escolares. - Planejamento de aula. - Rotinas Escolares. - Avaliação do trabalho pedagógico.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6.BIBLIOGRAFIA BÁSICAHERNANDEZ, F; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: O conhecimento é um caleidoscópio. 5ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 1993. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2.ed. São Paulo: Libertad, 2002.
7.BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARHERNANDEZ, Fernando. Transgressão e mudanças na educação: os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 1998. MEYER, Ivanise Correa Rezende. Brincar e Viver: Projetos em Educação Infantil. São Paulo: Wak, 2003. RESENDE, Lucia Maria Gonçalves de; VEIGA, Ilma Passos Alencastro ((org.)). Escola: espaço político e pedagógico. 5 ed. Campinas: Papirus, 2001. SCARPATO, Marta. (Org). Os Procedimentos de Ensino Fazem a Aula Acontecer. São Paulo: Avercamp, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 2.ed São Paulo, Libertad, 2002.
|