Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PROJETO INTEGRADOR I – PEDAGOGIA

Código: 70-1067             

Carga Horária: 60h (Teórica: 30h)  (Prática: 30h)   

Número de Créditos: 03

 

1. EMENTA:

Desenvolvimento e apresentação de projeto interdisciplinar, envolvendo as diferentes disciplinas do Curso de Pedagogia. Inserção do acadêmico no ambiente de formação profissional, introduzindo conceitos e metodologias para o desenvolvimento de um estudo integrador e interdisciplinar.

 

2. OBJETIVOS:

Desenvolver competências e habilidades em educação, de modo inovador, científico, empreendedor e interdisciplinar, permitindo a integração teoria-prática, o trabalho em equipe e o aprendizado autônomo, bem como, a construção de uma visão sistêmica à problematização e contextualização de problemas reais do cotidiano educacional. Objetiva-se, ainda, compreender o papel do pedagogo frente às realidades educacionais, sua atuação teórica e prática nos diferentes contextos educacionais e a sua importância enquanto agente transformador das realidades sociais dos sujeitos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

Os conteúdos curriculares desta disciplina são elaborados por demanda a cada nova edição, em função do caráter dinâmico relacionado ao objetivo a que ela se propõe com a integração de conteúdos curriculares das diferentes disciplinas ministradas no Curso de Pedagogia.

 

4. METODOLOGIA:

O Projeto Integrador I será desenvolvido por meio da integração e aplicação teórica e prática de conteúdos das áreas de:

  1. Filosofia da Educação I
  2. Educação e Cultura Digital
  3. Planejamento e Gestão da Educação I
  4. Psicologia do Desenvolvimento I
  5. Prática de Ensino PED II – A (Atuação do Pedagogo com utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação)
  6. Demais disciplinas dos semestres anteriores.

A temática será definida pelo corpo docente das disciplinas supracitadas juntamente com o Núcleo Docente Estruturante do curso em semestre anterior ao desenvolvimento do Projeto Integrador I. Dentre as atividades a serem realizadas durante as 60 horas previstas nesta disciplina, constam 30 horas de atividades teóricas e 30h de atividades práticas, em caráter extensionista. Ações extensionistas são classificadas como (i) projeto, (ii) curso, oficina e/ou workshop, (iii) evento, (iv) produto acadêmico, ou (v) prestação de serviço – e desenvolvidas em caráter disciplinar e/ou transversal.

 

5. AVALIAÇÃO:

Em consonância ao Manual do Projeto Integrador dos Cursos de Graduação da URI – Modalidade Presencial (Resolução nº 2822/CUN/2020 da URI), o Coordenador de Projeto Integrador e o Professor de Projeto Integrador deverão adequar o processo de avaliação à proposta de cada semestre.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

MORANDI, Franc. Introdução à pedagogia. São Paulo: Ática, 2008.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 1994-2002. 210p.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Resolução CNE/CP 01/2006 de 15 de maio de 2006.

FRANCO, Maria Amélia. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que? 4.ed São Paulo: Cortez, 2001.