Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO PED II-A

Código: 70-1066

Carga Horária: 30h (20 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Identificação, análise e utilização das TDIC – Tecnologias Digitais de Informação e comunicação nas práticas pedagógicas de Instituições de Educação Básica.

 

2. OBJETIVO:

Elaborar e desenvolver uma proposta pedagógica de ensino integrando as tecnologias digitais de informação e comunicação à comunidade educativa, a partir das necessidades da utilização dessas ferramentas no processo educativo.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na prática docente

- a Cibercultura no ambiente educacional;

- a Expansão das tecnologias digitais;

- a apropriação e uso das TDIC na Educação;

- o uso das TDIC no incremento do trabalho pedagógico.

- a identidade e a atuação do pedagogo nas TDIC.

 

4. METODOLOGIA:

A disciplina será conduzida a partir do diálogo com os demais professores das disciplinas de formação pedagógica do semestre, que embasam epistemologicamente a formação docente. Serão realizadas visitas às Instituições de Ensino, na perspectiva de aprendizagem da profissão docente, observando o cotidiano de um professor, respeitando a sua dinâmica e conteúdo, buscando formas de utilização das TDIC no processo de ensino-aprendizagem. Elaboração de um planejamento pedagógico, a partir do diagnóstico realizado, contemplando o uso das TDIC-Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, de maneira interdisciplinar e integrada às disciplinas do terceiro semestre do Curso de Pedagogia e ao currículo escolar vigente. A prática com as TDIC contempla a escolha de diferentes temáticas das disciplinas do semestre, sendo dialogada com todos os docentes. Aplicação do planejamento em instituições de Educação Básica Elaboração do Portfólio e Socialização das Experiências Pedagógicas com o uso das TDIC. A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO:

Será avaliada a observação e identificação das necessidades de uso de ferramentas tecnologicamente em sala de aula no espaço escolar. Elaboração e execução da proposta de utilização das TDIC no processo de ensino e aprendizagem; bem como o Portfólio desta experiência Pedagógicas com o uso das TDIC.  A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CERUTTI, Elisabete; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Uma nova juventude chegou a universidade: e agora, professor. Curitiba: CRV, 2015. 94 p.

LEITE, Lígia Silva et al. Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

RICHIT, Adriana (Organizadora). Tecnologias digitais em educação: perspectivas teóricas e metodológicas sobre formação e prática docente. Curitiba, PR: CRV, c2014. 163 p. ISBN 9788580429275.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CERUTTI, Elisabete; DUARTE, Manoelle Silveira (Org.). Educação e tecnologias: decifrando caminhos na pesquisa e no ensino. Frederico Werstphalen-RS: Ed. URI, c2015. 101 p.

COLL, Ce´sar, MONEREO, Carles. Psicologia da educac¸a~o virtual [recurso eletro^nico]: aprender e ensinar com as tecnologias da informac¸a~o e da comunicac¸a~o. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DEMO, Pedro. Educação hoje: 'novas' tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, c2009. 137 p.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, 34 1999.

SANCHO, Juana Mari´a et al. Tecnologias para transformar a educac¸a~o [recurso eletro^nico]. Porto Alegre: Artmed, 2007.

 

Notícias do Curso

Ver todas