Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PLANEJAMENTO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO I

Código: 70-1064

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Estudo e análise do sistema educacional brasileiro à luz da Gestão educacional e da Gestão Democrática Escolar.

 

2. OBJETIVOS:

Compreender a gestão educacional, estabelecendo relações entre Gestão Democrática Escolar, Projeto Político-Pedagógico, planejamento de ensino e a avaliação da gestão e da instituição escolar, a fim de compreender o processo educacional.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Gestão educacional: paradigmas contemporâneos

- Saberes da gestão democrática

- Projeto político-pedagógico como instrumento da gestão democrática e da organização da instituição de ensino: possibilidades emancipatórias ou regulatórias

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ANDREOTTI, Azide L.; LOMBRADI, José Caludinei; MINTO, Lalo Watanabe. História da administração escolar no Brasil: do diretor ao gestor. Campins(SP): Alínea, 2010.

LIBÂNEO, José Carlos. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortês, 2006.

PARO, Vitor Henrique. Gestão Democrática na Escola Pública. São Paulo: Ática, 1997.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

LÜCK, Heloísa. Gestão da cultura e do clima organizacional da escola. Vol. V, Série Cadernos de Gestão. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VEIGA, Ilma P. A. As dimensões do Projeto Político-Pedagógico. 5ed. Campinas: Papirus, 2007.

HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola: artes e ofícios da participação coletiva. Campinas, SP: Papirus .1998.

LÜCK, Heloísa. Perspectivas da avaliação institucional da escola. Vol.VI, Série Cadernos de Gestão.Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VEIGA, Ilma. Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007.

 

Notícias do Curso

Ver todas