Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: EDUCAÇÃO E CULTURA DIGITAL I

Código: 70-1063

Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Introdução ao estudo da Educação e da Cultura Digital. Compreensão dos conceitos de Tecnologia e de Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Cultura digital e suas interfaces com a organização do trabalho docente.

 

2. OBJETIVOS:

Construir conhecimento acerca da Educação e das Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, abordando referenciais que oportunizem saberes para a formação de professores no contexto da Cultura Digital.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Referenciais acerca da educação e das Tecnologias

- Tecnologias e Novas Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação

- Formação de professores e Tecnologias

- Cibercultura

- Abordagens metodológicas com as NTDIC.

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado por meio de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo, 34 1999.

LEVY, Pierre. Qué es lo virtual? Barcelona: Paidos, 1998.

PAPERT, Seymour. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Porto Alegre: ArtMed, 1994-2002. 210p.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CERUTTI, Elisabete; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Uma nova juventude chegou à universidade: e agora, professor. Curitiba: CRV, 2014. 94 p

CERUTTI, Elisabete; DUARTE, Manoelle Silveira (Org.). Educação e tecnologias: decifrando caminhos na pesquisa e no ensino. Frederico Westphalen-RS: Ed. URI, c2015. 101 p. ISBN 9788577961443. (Acesso digital)

LOLLINI, Paolo. Didática e computador: quando e como a informática na escola. São Paulo: Loyola, 1991.

MORAES, Raquel de Almeida. Informática na Educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

RICHIT, Adriana (Organizadora). Tecnologias digitais em educação: perspectivas teóricas e metodológicas sobre formação e prática docente. Curitiba, PR: CRV, c2014. 163 p. ISBN 9788580429275.

 

Notícias do Curso

Ver todas