Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO I

Código: 70-1062

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

 

1.EMENTA:

Estudo e reflexão da natureza e especificidade do trabalho educativo como forma de conhecimento e crítica da origem, lugar e função da educação e do educador comprometido com a humanização. Análise das principais correntes filosóficas que influenciam o pensamento pedagógico.

 

2. OBJETIVOS:

Conhecer as correntes filosóficas que fundamentam o pensamento pedagógico. Instrumentalizar o aluno do conhecimento que o possibilite compreender a estrutura educativa do ser humano. Desafiar o aluno a uma compreensão dos fenômenos educacionais que o cercam. Possibilitar uma visão crítica e uma ação mais efetiva na escola e na sociedade.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- Cultura, educação e a formação da consciência

- Filosofia e educação

- Condicionantes da educação

- Correntes em Filosofia da Educação

- Educar para a cidadania

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, Filosofia da educação. São Paulo, Moderna, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1977.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 31 ed. São Paulo: Cortez, 1997.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DEMO, Pedro. Desafios modernos da educação. Petrópolis: Vozes, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GHEDIN, Evandro. Ensino de filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994.

TEIXEIRA, Anísio. Pequena introdução à filosofia da educação: escola progressiva ou transformação da escola. 6ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

 

Notícias do Curso

Ver todas