Plano de Ensino

Pedagogia

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: PRÁTICA DE ENSINO PED I-A

Código: 70-1061

Carga Horária: 40h (30 presencial + 10 TDE)

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos:

 

1. EMENTA:

Situar o acadêmico no contexto escolar e suas múltiplas relações, viabilizando dessa forma a observação e descrição dos setores das Instituições educacionais e a atuação do Pedagogo.

 

2. OBJETIVOS:

- Conhecer e relacionar teoria e prática na observação e descrição do funcionamento dos setores das Instituições e suas especificidades, reconhecendo e analisando a relação que mantém com a comunidade escolar.

- Compreender e analisar o campo de atuação do Pedagogo.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

- As condições de funcionamento da escola e a cultura organizacional

- A identidade e a atuação do pedagogo na escola.

- A observação como atitude de trabalho na prática de ensino.

 

4. METODOLOGIA

Serão realizadas visitas às Instituições, na perspectiva de aprendizagem da profissão docente, observando a prática e relacionando-a com as construções teóricas. Elaboração de referencial teórico, relativo aos conteúdos das disciplinas de formação pedagógica. Análise teórico/prática das visitas e observações. Elaboração de um Memorial e socialização em Seminário. A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação partirá do envolvimento dos alunos na atividade a ser desenvolvida por meio da prática de ensino, a partir do olhar dos acadêmicos sobre os espaços escolares e a atuação do pedagogo. Reconhecer a aplicação dos saberes do pedagogo nos espaços escolares. Elaboração e apresentação do Memorial Descritivo. Organização do Seminário. A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido (Coord.). Pedagogia, ciência da educação?. 6. ed. São Paulo: Jose Olympio, 2011.

SILVA, Eurides Brito da; ROCHA, Anna Bernardes da Silveira et al. A Educação Básica pós-LDB. São Paulo, Pioneira, 2003.

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: ArtMed Editora, 2001.

LIBANEO, Jose Carlos. Pedagogia e pedagogos, para que?. 4.ed São Paulo: Cortez, 2001.

OLIVEIRA, Dalila Andrade (Org.). Política e trabalho na escola: administração dos sistemas públicos de educação básica. 2.ed Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 19. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

VIANNA, Heraldo Marelim; GIANFALDONI, Mônica Helena T. A. Pesquisa em educação a observação. Brasília: Liber Livro, 2008.