Plano de EnsinoURI Câmpus de Erechim
 

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Disciplina: FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO I

Código: 70-1060

Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE)

Número de Créditos: 04

 

1.EMENTA:

Pressuposto antropológico que o ser humano constrói sua vida e sua história em sociedade. O homem produz a sua existência e transmite o conhecimento às próximas gerações; Educação, Escola e Sociedade. Os paradigmas existencial e humanista.

 

2. OBJETIVOS:

- Compreender a educação enquanto prática social de construção do homem na perspectiva antropológica, sociológica, histórica e cultural;

- Conhecer a estrutura dialética do paradigma educacional e seus desdobramentos;

- Conhecer as contribuições dos clássicos da sociologia para pensar criticamente a relação entre sociedade e educação bem como compreender os efeitos desta relação no contesto histórico e cultural.

- Pensar na formação cultural como prerrogativa ao processo de formação dos professores (as) dispostos a educar para uma sociedade onde caibam todos.

 

3. CONTEÚDOS CURRICULARES:

-A antropologia e a sociologia enquanto ciências Sociais…

- Antropologia da educação.

- A antropologia cultural e a formação cultural.

- Educação e sociedade e correntes sociológicas.

- Educação e mudança social.

 

4. METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.

 

5. AVALIAÇÃO

A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA

 VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia Filosófica. São Paulo: Loyola, 2009

BOFF, Leonardo.  A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana.  40. ed. Petrópolis : Vozes, 2003. 

 CORTELLA. Mario Sergio. Não nascemos prontos: provocações filosóficas. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2009. 

 

7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

BAUMAN, Zigmunt e MAY, Tim . Aprendendo a Pensar com a Sociologia. Tradução Alexandre Werneck.Zahar. ed. 2010.

MICHALISZYN, Mario Sergio . Fundamentos socioantropologicos da educação. São Paulo: Saraiva,  2010.

GOMES, Cândido Alberto . A educação em perspectiva sociológica. 2ª . ed. São Paulo: EPU, 1994.

YVES Bertrand/ Paul Valois – Paradigmas Educacionais: Escola e Sociedades. Coleção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, 1994.

 

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