DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS Disciplina: FUNDAMENTOS SOCIOANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO I Código: 70-1060 Carga Horária: 80h (60 presencial + 20 TDE) Número de Créditos: 04
1.EMENTA: Pressuposto antropológico que o ser humano constrói sua vida e sua história em sociedade. O homem produz a sua existência e transmite o conhecimento às próximas gerações; Educação, Escola e Sociedade. Os paradigmas existencial e humanista.
2. OBJETIVOS: - Compreender a educação enquanto prática social de construção do homem na perspectiva antropológica, sociológica, histórica e cultural; - Conhecer a estrutura dialética do paradigma educacional e seus desdobramentos; - Conhecer as contribuições dos clássicos da sociologia para pensar criticamente a relação entre sociedade e educação bem como compreender os efeitos desta relação no contesto histórico e cultural. - Pensar na formação cultural como prerrogativa ao processo de formação dos professores (as) dispostos a educar para uma sociedade onde caibam todos.
3. CONTEÚDOS CURRICULARES: -A antropologia e a sociologia enquanto ciências Sociais… - Antropologia da educação. - A antropologia cultural e a formação cultural. - Educação e sociedade e correntes sociológicas. - Educação e mudança social.
4. METODOLOGIA A disciplina será desenvolvida através de aulas teóricas e/ou expositivas e/ou práticas, com recursos audiovisuais e/ou digitais (vídeo, filme, slides), resolução de problemas, seminários, discussões/reflexões em grupos, e produções textuais. O TDE será trabalhado através de estudos teóricos e/ou práticos, leituras, exercícios, trabalhos e fóruns de discussão, com ou sem auxílio de recursos audiovisuais e digitais.
5. AVALIAÇÃO A avaliação da disciplina constituir-se-á num processo em que se evidencia o desenvolvimento de habilidades e competências, sendo uma ação contínua, permanente e reflexiva, pautada em uma avaliação formativa. Para o TDE a avaliação será composta pela realização das atividades encaminhadas que levam em consideração os conteúdos e competências esperadas para a disciplina e contemplarão 20% da nota total da disciplina.
|
6. BIBLIOGRAFIA BÁSICA VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia Filosófica. São Paulo: Loyola, 2009 BOFF, Leonardo. A águia e a galinha: uma metáfora da condição humana. 40. ed. Petrópolis : Vozes, 2003.CORTELLA. Mario Sergio. Não nascemos prontos: provocações filosóficas. 9 ed. Petrópolis: Vozes, 2009.7. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2003. BAUMAN, Zigmunt e MAY, Tim . Aprendendo a Pensar com a Sociologia. Tradução Alexandre Werneck.Zahar. ed. 2010. MICHALISZYN, Mario Sergio . Fundamentos socioantropologicos da educação. São Paulo: Saraiva, 2010.GOMES, Cândido Alberto . A educação em perspectiva sociológica. 2ª . ed. São Paulo: EPU, 1994.YVES Bertrand/ Paul Valois – Paradigmas Educacionais: Escola e Sociedades. Coleção Horizontes Pedagógicos. Lisboa, 1994.
|